segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dormindo com autores e Florentina

Momento de bizarra comparação: ontem eu tava lendo um texto sobre o Almeida Garrett, o cara que inaugurou o romantismo português. Aliás, passei meu dia inteiro ontem com ele... Li um texto sobre a vida dele e depois fui terminar "Frei Luís de Sousa" (a minha mãe falou que tinha sido o pior livro que ela tinha lido na vida... mas foi só porque ela leu na 8a série e não entendeu nada. Eu gostei bastante dessa peça de teatro). Ao fazer faculdade de Letras, você começa a dormir com alguns autores - metaforicamente, claro. Antes de fazer uma prova de português, eu sempre dizia que tava dormindo com o gramático X ou Y: você estuda tanto que acaba dormindo em cima do livro, da gramática, da apostila, das xérox... Enfim: ontem dormi com Almeida Garrett.

Mas o que eu queria dizer mesmo é que, ao ler um fragmento de um poema dele, veio automaticamente uma música popular na minha cabeça. Eis o poema:

"Coquette dos prados
Rosa, linda flor,
Porquê, se não sentes,
Inspiras amor?"

Não identificou com nenhuma música? Veja a seguir então:

"Florentina, Florentina
Florentina de Jesus
Não sei se tu me amas
Pra quê tu me seduz?"

Viram?

2 comentários:

  1. Perfeito Ju! Adorei haha
    Pois é, por que inspiras o amor?
    Um boa noite pra você e os autores!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, obrigada, autora! Por falar nisso, você poderia me dizer seu nome? Acho meio estranho te chamar só de "autora" rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir