terça-feira, 10 de agosto de 2010

Oh just shut up, you're only sixteen


Aos 13 anos, ficava indignada ao ouvir essa frase, que está na música “Awful”, do Hole. Achava, do alto da minha ignorância, que eu já sabia tudo. Achava que era dona da verdade, que era super inteligente e que já tinha aprendido tudo o que poderia aprender na minha vida toda. Tinha adorado o filme “A menina do outro lado da rua”, com a Jodie Foster ainda adolescente, basicamente por causa de uma frase. Ela morava sozinha – e no filme tinha 13 anos! – e seu amigo havia comentado algo do tipo: “Mas você só tem 13 anos!”. Jodie rebate: “E quantos anos você deve ter para ser considerado gente?”. Foi a frase do início da minha adolescência.
Antes eu achava que, com 30 anos, eu tinha que estar com a vida feita. Mas depois eu vi várias pessoas de idade se especializando nos estudos. Achava que deveria estar casada com um cara com quem eu passaria o resto da minha vida. Mas depois percebi que não é assim que a banda toca e que amor muitas vezes não é suficiente para um casamento dar certo. Eu aprendi muita coisa, tanto em termos de cultura quanto em termos de lições que a vida dá – e só ela, mais nada ou ninguém. Desculpem-me se estou sendo piegas, mas não consigo evitar...
Assim como hoje eu sei que aos 13 não sabia nem metade do que eu achava que sabia, sei que daqui a 4, 5 anos, saberei muito mais. Na verdade, eu nem preciso de tanto tempo: daqui a 5 semanas eu saberei muito mais. Cada segundo aqui na Terra é um segundo no qual a gente aprende algo. E paremos com essa besteira de “cultura inútil”. Nenhuma cultura é inútil, é só saber onde vai aplicar esse conhecimento. Você pode até não saber que a letra grega sigma (uma espécie de “E” que é utilizada como símbolo de somatório) foi o símbolo da Ação Integralista Brasileira e pode ficar pensando: “Nossa, se fosse eu que estivesse lá no “Um contra cem”, ia perder esse milhão...”. Mas tenho certeza que você sabe um monte de outras coisas que serão úteis pra você num determinado ambiente, numa determinada hora. Tem informação que adquirimos, mas nunca somos capazes de fazer ago de “útil” com elas. E daí? Como dizia minha professora de espanhol: saber não ocupa espaço.
Vivendo e aprendendo. Se você tem 13 anos, acha que sabe tudo e por acaso está lendo esse post, tenho um recado pra você: criatura, você pode até saber muito. Mas nunca será tudo, nunca será o suficiente. Então baixe a bola e coloque-se no seu devido lugar. Recado de quem já foi assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário