quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Auto estima e pseudo-cults

Ontem conversando com um amigo meu, ele falou uma coisa que eu nunca tinha reparado: a auto estima é um dos grandes males do mundo. Passando por uma pichação na rua, o meu amigo começou a falar mal dos pseudo-cults, aqueles babaquinhas que acham que são inteligentes porque botam frases de autores consagrados no nick do msn e ficam dando um monte de informações aleatórias sobre cultura como se você estivesse interessado naquilo - e, o que é pior ainda, como se aquele bando de informações estivesse correto. A pichação era uma coisa totalmente sem sentido, com vírgulas nos lugares errados e sem concordância nenhuma. Mas o cara que escreveu aquilo com certeza era um pseudo-cult e estava se achando o máximo por pichar algo "inteligente" - por que algumas pessoas acham que quem é inteligente deve falar coisas sem sentido e incompreensíveis? NÃO, cara, NÃO!!! Olha o probleminha...

Enfim. Aí o meu amigo falou algo do tipo: "A auto estima é uma m. O pai fica dando incentivo pro pseudo-cult, dizendo que o filho é inteligente e talz e é nisso que dá!". Pensei e fiz coro: "A auto estima é o primeiro passo para a megalomania...". Nunca parou pra pensar nisso? É verdade, cara - pelo menos na minha singela opinião.
Obviamente isso é uma zoação - minha auto estima não é lá em cima e é legal brincar um pouco com os seus problemas. Sei que a baixa auto estima também gera megalomaníacos (acho que Hitler era uma prova disso).  Mas fala a verdade: auto estima muito lá em cima em pessoas que não são tudo isso irrita, não?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ah, conheço de perto gente assim. E mesmo eu falando pra segurar a onda, sendo sincera e etc, a pessoa nem liga. O jeito é ignorar sua vaidade em excesso. É só mais uma prova de de Jane Austen estava certíssima: "Grande parte das vezes é a nossa própria vaidade que nos ilude."
    Quem sabe, uma hora a ficha cai...
    narradorapersonagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Existe uma palavra muito apropriada e correcta que define com precisão o estado dos burros pretensiosos: pedantismo.

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia pensado nesse ponto de vista. Não deixa de ser uma verdade. É, e como irrita. Mas é como o comentário que já fizeram, o jeito é ignorar "quem sabe, uma hora, a ficha cai..."
    Você escreve bem legal! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha parado para pensar que os pseudo-cults são pedantes. Mas é verdade... E eu admiro você, autora, por conseguir ignorar um pseudo-cult. Esse superpoder eu não tenho rsrsrsrs

    Viviane, obrigada mesmo por visitar o meu blog! Dei uma passada no seu e gostei muito; estou te seguindo.

    Beijos gente! E obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir