quarta-feira, 16 de junho de 2010

O amor e a música

Ao contrário do que pode parecer, esse texto não é sobre “Love songs”. É uma comparação dos relacionamentos amorosos em geral com as carreiras de músicos. Tá achando estranho? Eu explico. Ontem eu queria muito escrever um conto sobre quando gostamos de alguém mas essa pessoa simplesmente não é pra gente (por uma série de motivos). A inspiração para escrever o conto não veio e fui dormir. Ao deitar na cama e fechar os olhos, tive uma “epifania metafórica”, que vou descrever agora:


• Os “One hit wonders” – são aqueles artistas que fazem um sucesso estrondoso com apenas uma música, ou, no máximo, duas. Depois da explosão repentina, somem da sua vida.

Representantes do gênero: Felipe Dylon, Rouge, Extreme (“More Than Words”), Mc Leozinho, Toni Basil (“Mickey”), The Romantics (“What I like About You”), etc. etc. etc.

Correspondente amoroso – é aquela ficada única, perfeita naquele momento, mas que nunca vai ter futuro. Pode até ser que role uma paixonite e não saia da sua cabeça, mas não vai pra frente, não vai fazer sucesso.

• As bandas decadentes – são artistas que fizeram muito sucesso no passado, mas que hoje estão detonados e que deveriam ter parado de tocar.

Representantes do gênero: o maior exemplo pra mim é o Guns n’ Roses. O Axl tá gordo, com umas trancinhas que não combinam com ele, perdeu a voz que o caracterizou e, da formação original só restou ele. Preciso dar mais exemplos??

Correspondente amoroso – aquele namoro que não é mais o mesmo do começo, no qual seu namorado é um total estranho (mesmo que não esteja gordo e com trancinhas no cabelo) e todos vêem que o melhor a fazer é terminar. Menos você.


• Os “pararam no auge” – aquelas bandas que souberam ou tiveram que parar no auge e foram imortalizadas assim.

Representantes do gênero – uma das poucas que consigo lembrar agora, além do Ramones, é o Nirvana, que teve que parar no auge por conta da morte do Kurt Cobain. Aliás, o Kurt disse em sua carta de despedida: “É melhor queimar do que se apagar aos poucos.” Para um rockstar, não há dúvida que essa frase é válida.

Correspondente amoroso – aquele namoro que termina no auge, com as duas partes ainda sendo amigas; será lembrado pelos dois como um ótimo período de tempo, mas que “teve que chegar ao fim”.


• Os “Forever and Ever – as bandas que tem 20, 30, 40, 50 anos de carreira e ainda continuam no auge!!

Representantes do gênero – U2, Rolling Stones, KISS, Police, Madonna.

Correspondente amoroso – aquele namoro/casamento que dura pra sempre e você acha que só vai acabar quando um dos dois morrer.


• As incógnitas – bandas que parecem promissoras mas você não faz ideia se vão pra frente ou não.

Representantes do gênero – todos os cantores da Disney (Miley Cyrus, Jonas Brothers, Selena Gomez, Demi Lovato, Taylor Swift – eu sei que ela não é da Disney, mas se enquadra aí)

Correspondente amoroso – esse é meio óbvio: é exatamente a ficada/namoro que empolga pra caramba mas você não sabe se vai dar certo.


• As vergonhosas – aquelas que você olha e diz: “Não acredito que um dia fui capaz de gostar disso!!!”.

Representantes do gênero – Chiquititas, Rouge, É o Tchan... Daqui a um tempo: Cine, NX Zero...

Correspondente amoroso – aquele ficante/namorado que era maravilhoso naquela época, mas hoje em dia você se pergunta: “O que eu vi nele???”


• Os “normais” – aquelas que fazem parte do ciclo da vida; que acabaram de um jeito normal (e que, se tentam voltar, fazem um sucessinho básico e depois desaparecem de novo) ou que estão aí na atividade também de um jeito normal.

Representantes do gênero – As que acabaram - Spice Girls, Blink 182, The Killers, NSync

- As que ainda existem – Mika, Good Charlotte, McFly, Gwen Stefani etc. etc. etc...

Correspondente amoroso – simplesmente aquele relacionamento que fez/faz parte da sua vida. Nem o melhor que você teve, nem o pior. Normal.



Gente, meu texto vai parando por aqui. Se vocês pensarem em algum outro tipo de músicos que eu esqueci, me avisem que eu tento fazer um correspondente amoroso.

(E lembrem-se: comentar não faz mal!!)

Um comentário:

  1. Hahahaha associações muito boas!
    Concordei com todos os exemplos...

    Não consigo pensar em outro tipo de exemplo tão bom. Na verdade acabei de pensar em um legalzinho:

    Os Delongadores - Que demoram mais que o normal para chegar ao auge.

    Representantes do gênero - bandas que surgiram, e que só depois de muito tempo foram fazer sucesso realmente. Capital Inicial, Outkast, Black Eyed Peas, No Doubt...

    Correspondente amoroso - pessoas que demoram muito fazer acontecer, passar pra uma etapa mais elevada em um relacionamento que está dando certo.

    ResponderExcluir