terça-feira, 15 de junho de 2010

Nostalgia

Nostalgia é uma palavra que me lembra algum tipo de remédio amarelo em gotas. Não sei se associo a Novalgina; provavelmente é isso que acontece. A palavra pode até me lembrar algo não muito agradável, mas a sensação... A nostalgia é o sentimento que mostra que o passado valeu a pena. Eu li uma vez um texto de uma jornalista chamada Rita Trevisan (www.caixapostalblog.blogspot.com) que falava sobre a duração das coisas. Essa leitura fez com que eu pensasse bastante e eu vou transcrever as principais ideias aqui.
Quando não é a gente quem coloca um ponto final em determinadas situações, é como se estivessem nos roubando algo. Mas, em geral, isso que nos “roubam” não era nosso, na realidade. A ideia era que a gente aproveitasse um período. E só. O problema é que começamos a desejar que certas coisas durem PARA SEMPRE só porque NAQUELE MOMENTO nos parecem convenientes. Com o tempo, as coisas voltam a ser do tamanho que sempre foram, descontados os exageros das nossas expectativas. E novas oportunidades se abrem à nossa gente, maiores e melhores (ou não... porque nem tudo que vai vir depois vai ser melhor; vai continuar vindo porcaria também, faz parte da vida).

No fundo, todos os romances, as amizades e as oportunidades duram o tempo exato, o suficiente para que a experiência valha a pena. O que acontece é que a vida vai e vem, em ciclos. E algumas coisas precisam terminar para que a gente se sinta livre, forte, capaz de se jogar no novo. Recomeçar sempre dá um friozinho na barriga. Mas é preciso se desprender do passado para juntar focas e perseguir outros objetivos. Se não foi ou não é mais, paciência. Importante é ver o lado bom do desafio: agora precisaremos exigir mais de nós mesmos para vencer as dificuldades que estão ali bem na nossa frente – e que só poderão ser tiradas do caminho com o nosso esforço pessoal. Dá medo, mas é bom. Que graça teria a vida se ela fosse sempre a mesma coisa, se a gente ficasse acomodado ao que é conveniente? Como diz Courtney Love em “It’s all over now, Baby Blue”, “Highway is for gambers” (algo como “a estrada é para apostadores”). E você não precisa fazer faculdade de Letras como eu para saber que a “Highway” é uma metáfora para a vida. Ou seja: viver é ariscar, é apostar, é perder tudo num dia e ganhar tudo de volta no dia seguinte. Viver é sair do bom e às vezes ir pro pior, às vezes ir pro melhor. Não importa o quanto a felicidade dure. Perder, chorar, sofrer... Tudo isso é próprio do humano, sem isso seríamos robôs; sem isso cometeríamos os mesmos erros sempre; e, acho que mais importante, se não existisse a tristeza, não teríamos noção do que é felicidade. Do mesmo modo, se tudo fosse eterno, não aproveitaríamos tanto o passado. Sentir saudades é bom: mostra que você foi feliz no seu passado e te inspira a faze coisas memoráveis no seu presente para que, no futuro, se torne um passado saudoso.

Um exemplo beeem bobinho, mas que acho que vocês vão gostar é o caso dos desenhos animados e programas que víamos quando éramos menores. Eu duvido muito que você ainda vê os desenhos da sua infância que ainda passam na TV. Mas se você conversar com um amigo sobre os programas vai ficar tão nostálgico e se perguntando: “Por que não passa mais?? Eu veria! Era tão bom...”. Não, você não veria. 99% dos espectadores não veriam. Sabe por quê? Porque nos era conveniente naquele momento da nossa infância. Você pode até ver de vez em quando “Meninas Superpoderosas”, mas duvido que elas – ou qualquer outro herói de infância – tenham EXATAMENTE a mesma influência na sua vida.

Então, aproveitando que eu tô falando de nostalgia, saudosismo e desenhos animados antigos – ou pelo menos que fizeram parte da minha infância na década de 90 – aqui estão algumas aberturas de programas que eu amava e que boa parte de vocês deve adorar também. Apreciem (de novo) o que foi sublime para a nossa infância!!

http://www.youtube.com/watch?v=uTOGNgrOsuM
 
http://www.youtube.com/watch?v=uTOGNgrOsuM
 
http://www.youtube.com/watch?v=M9uF9d-yUik
 
http://www.youtube.com/watch?v=gFvWPfAKsz4&feature=related
 
http://www.youtube.com/watch?v=yDHo7tLPrmA
 
http://www.youtube.com/watch?v=9KLkDVBd-gw
 
http://www.youtube.com/watch?v=2YzcC8FZIpM&feature=related
 
http://www.youtube.com/watch?v=djz2KpPcfxY&feature=related
 
http://www.youtube.com/watch?v=kqzpDYHUzeM
 
Eu ainda tinha pensado em mais alguns, mas acho que esses já estão de bom tamanho... Comentem aí o que vocês acham da nostalgia!!

3 comentários:

  1. "No fundo, todos os romances, as amizades e as oportunidades duram o tempo exato, o suficiente para que a experiência valha a pena."
    Acredito que sim. É o tipo de coisa q a gente fala "se melhorar, estraga"... rs
    Não vi os vídeos ainda, mas vc colocou o do "Cãezinhos do Canil"?! Eu encontrei esse outro dia e quase chorei...
    Nostalgia é algo realmente ótimo e mostra o que a gente aproveitou, o que realmente foi bom; e tem gente que sente o mesmo com relação às mesmas coisas, o que é mais legal ainda. Lembra quando a gente ficava falando sobre os desenhos da infância com o John?! aaaaah, isso já é nostalgia, pq a gente não vai ter mais muitas chances fáceis de falar sobre desenhos com ele. (BUÁÁÁÁÁ!!!)

    ResponderExcluir
  2. Nossa que viagem no tempo!!!
    Muito boa por sinal!!!
    Eu via "Cãezinhos do Canil" também!
    Outros que me marcaram também foram "Frekazoid", "Ursinhos Carinhosos", "Corrida Maluca", "A Pantera Cor de Rosa", "O Gato Felix", "Space Ghost", "Os Herculóides", "He-Man", "Papa Leguas", "Manda-Chuva", "Super Amigos"........nossa tem muuuuuuitos!

    Mas acho que os que mais me marcaram de todos os desenhos foram os animes: "Cavaleiros do Zodíaco", "Yu Yu Hakusho", "Sailor Moon", "Pokemon" e "Sakura Card Captors"!

    ResponderExcluir
  3. A abertura do Frekazoid tá aí!!!

    E cara, saudades DEMAIS de quando a gente conversava sobre desenhos com o John nas aulas do Jamel...

    ResponderExcluir