quinta-feira, 24 de junho de 2010

Poison Heart

“I just wanna walk right out of this world
‘Cause everybody has a poison heart”
“Poison Heart” – Ramones

Eu ODEIO descobrir fatos negativos sobre alguma pessoa que eu tinha num pedestal, ou que pelo menos levava em consideração, e essa semana eu descobri de umas 5. É horrível quando você achava que uma pessoa era de um jeito, mas, na verdade ela é totalmente diferente. Aí dá uma vontade louca de só escutar “Poison Heart” e ficar cantando o refrão o dia inteiro. Mas, na verdade, as pessoas não têm culpa da sua projeção em cima delas - o que não tira a dor de ver que seus heróis parecem mais vilões.

Às vezes eu fico pensando: não, agora eu vou parar de ser boazinha com as pessoas que são filhas da mãe comigo. Mas descobri que eu simplesmente não sou assim. Eu não sei ser má (pelo menos, não intencionalmente). A questão é: vale a pena ser mau, fazer o outro sofrer para ter vingança?

Nunca acreditei muito naquela célebre frase do “Chaves”: “A vingança nunca é plena; mata a alma e a envenena.” Desde que fui iludida pela primeira vez, aos 13 anos, comecei a ter um desejo de vingança contra quem me magoa. Mas hoje fui perceber que, na verdade, a vingança é um ciclo interminável. Alguém te magoa, você magoa a pessoa, aí ela fica com raiva e te magoa, aí você se irrita e magoa ela de volta... Chega! Você tem todo o direito de não querer mais falar com ele/ela, de tratar friamente, de ignorar ou de cumprimentar para não criar um clima chato, por exemplo. Mas você não tem o direito de fazer mal pro outro. Eu não sei se acredito que tudo o que você faz pros outros acaba voltando pra você, mas seria bom se isso fosse verdade. Infelizmente, o universo não é justo, apesar de todos nós podermos tentar fazer com que ele fique menos injusto. Isso não é uma ideia do tipo “Nós podemos mudar o mundo”, mas devemos pensar que o mundo é cada um de nós. Se cada um mudar o modo de pensar e agir, vamos viver num lugar melhor.

Ainda um pouco nesse nível “We are the world” e relacionando isso com a vingança, acabei pensando em todas as guerras que a humanidade já passou. Tudo pelo quê? Ganância, vingança, inveja. E milhões de inocentes sofrem. Cansei disso. Uma das frases mais lindas que já ouvi foi uma das principais ideias do budismo: “Apesar do mal, faça o bem”. É simples e, se todo mundo tentasse viver ela, não teríamos tantos problemas, ou pelo menos eu acho. Recebo o mal, a falsidade, as mentiras, as manipulações, mas cansei de tentar pagar tudo na mesma moeda. Como dizia o profeta: “Gentileza gera gentileza”. O problema é que as pessoas confundem gentileza com falsidade, e hoje não sei como ser gentil com determinadas pessoas sem parecer falsa. Lembrei-me agora de Gandhi, que conseguiu a independência da Índia sem levantar uma arma. A gentileza desconcerta as pessoas, e é melhor você vencer uma guerra entregando flores, mostrando que você é uma pessoa boa demais pra jogar sujo, do que atirando em todos que aparecem na sua frente.

Não terei pensamentos livres de vingança o tempo todo, mas tentarei ser bem mais gentil. Venham com pedras, irei com flores. Esse é o único modo que tenho de me defender, já que não consigo ser má.

Acho que isso é uma bandeira branca...

4 comentários:

  1. Clap clap pra vc! Aprendeu alguma coisa vendo aquele bendito filme de 3h com intervalo e tudo! rs

    Eu acredito no Chaves. Não tente se vingar pq o universo É perfeito sim! A gente só não percebe. Mas a natureza é perfeita, a vida é pra ser perfeita, a gente é que acha defeito em tudo!

    Eu acho que melhor que sentir ódio ou raiva de alguém é mostrar indiferença, é fingir que esse ser não existe, nem merece que vc se importe. "Blazeie-se", aprendi isso no final de 2007 e uso desde então. Não vale a pena bater boca, não vale a pena fazer cara feia e chorar, vc só vai ganhar rugas e envelhecer (também psicologicamente). AProveite é o lado bom, sabe.

    (Cara, eu gostaria de seguir mais tudo que eu falo!!!! hahaha Mas enfim, com o tempo eu aprendo, quem sabe...)

    Aaah, outra coisa, muda o fundo ou a cor da letra nos seus posts! Eu fico com muuuita vertigem depois que leio e olho pro teclado pra digitar o comentário! rsrs

    Xx

    ResponderExcluir
  2. Huashuahussauhsaua

    Tentarei mudar a cor, mas acho que o branco é o melhor mesmo...

    Que filme de 3h? Gandhi? Cara, ele é o ídolo do meu ídolo, ele é DEMAAAAIS!! E adorei "a natureza é perfeita, a vida é pra ser perfeita, a gente é que acha defeito em tudo". Muito bom, Carol!!

    xx

    ResponderExcluir
  3. Esperando não ser uma das 5 pessoas do início do texto,eu comento hahauauahaha...

    O que eu diria agora?
    Uma nota pro seu texto né?
    Acho que não....um texto como esse não deve ser classificado ou avaliado...e quem sou eu pra avalia-lo. Seu texto incluem sentimentos e filosofias profundas e arrepiantes e pra isso não tem nota. Melhor seria usar o método da Carol mesmo "Clap clap pra você!".

    O final do seu texto lembrou-me o filme "Watchmen", logo no início do filme. A seguinte cena:
    Uma tropa militar em linha aponta as armas de fogo, para um grupo de jovens que protestam nas ruas pela paz, e então uma mulher chega na frente de um dos militares perfilados na linha que aponta a arma para ela. A mulher coloca, com um lindo sorriso, uma linda flor no cano de disparo da arma do militar. Alguns segundos depois, todos os militares da linha atiram.

    Fiquei em choque com essa cena do filme...arrepiante ao extremo. Uma mensagem sensacional com um misto de revolta e de tranquilidade.

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=lMtXZ58eQm4
    A cena comentada por mim do filme Watchmen.

    ResponderExcluir