domingo, 19 de dezembro de 2010

Bom dia. São 4h30 da manhã e tá começando mais um DePrê Show...

A depressão é uma doença que, como qualquer outra, exige tratamento. “Muitas pessoas  pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.” É realmente complicado para quem não tem a doença entender como o deprimido se sente. “Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.” Não é questão de simplesmente desejar estar melhor – até mesmo porque os deprimidos NÃO querem ou gostam de se sentir pra baixo. Eles só querem que toda a dor pare. A questão é que o deprimido não tem forças suficientes pra lutar contra sua tristeza sozinho.

Sintomas

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos, passando pelos pensamentos negativos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

•Perda de energia ou interesse

•Humor deprimido

•Dificuldade de concentração

•Alterações do apetite e do sono

•Lentificação das atividades físicas e mentais

•Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:

•Pessimismo

•Dificuldade de tomar decisões

•Dificuldade para começar a fazer suas tarefas

•Irritabilidade ou impaciência

•Inquietação

•Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer

•Chorar à toa

•Dificuldade para chorar

•Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança

•Dificuldade de terminar as coisas que começou

•Sentimento de pena de si mesmo

•Persistência de pensamentos negativos

•Queixas frequentes

•Sentimentos de culpa injustificáveis

•Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual


Diferentes tipo de depressão

Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

A identificação da depressão

Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão

A causa exata da depressão permanece desconhecida. Provavelmente, a explicação mais correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi. Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada.

Se você conhece alguém que talvez esteja em depressão, converse com ele(a) e aconselhe-o a procurar uma ajuda profissional. Mas não se esqueça também de ouvi-lo. Conversar com alguém é essencial para quem está em depressão.

Informações: Psicosite

Nenhum comentário:

Postar um comentário