terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pré-conceitos

As pessoas geralmente dizem que não devemos julgar uma pessoa antes de conhecê-la, mas, na minha opinião, é impossível fazer isso. Você vê um garoto indo pra academia 4 vezes por semana e pensa: nossa, ele deve ser um galinha totalmente sem conteúdo. Você vê uma menina que só tira notas boas e que não é popular e automaticamente seu cérebro envia pra você uma mensagem do tipo: ela não tem vida e passa o dia inteiro na frente dos livros. Acho que ter uma imagem de determinada pessoa na sua mente, mesmo que essa imagem não possa estar mais distante da realidade, não é um problema tão grande. É meio inevitável achar que a pessoa é um jeito e depois descobrir que ela é totalmente diferente. Acho que o problema é que as pessoas confundem pré-conceitos com discriminação.

Eu creio que pré-conceitos são essas imagens que fazemos de alguém antes de conhecê-lo. Discriminação seria excluir, zoar, maltratar de qualquer forma alguém por um determinado aspecto: ser gay, negro, mulher, idoso, emo, colorido, fã de Justin Bieber ou qualquer outra coisa. Pré-conceitos são inevitáveis, mas devem ser derrubados com o tempo e conforme o nível de intimidade com a pessoa vai aumentando. Discriminação é evitável e deve ser evitada, pois você reduz a pessoa a um único aspecto da sua vida e acaba juntando no mesmo saco pessoas totalmente diferentes. Dessa forma, você pode perder a oportunidade de conhecer alguém muito interessante por causa de UM único fator dentre tantos outros presentes na vida dela.

Não é porque uma menina prefere sair a ficar em casa lendo um livro que ela tem menos ou mais valor. Caráter a gente vê em determinadas atitudes, não em determinados hobbies. Pense nisso na próxima vez que torcer o nariz para uma pessoa só porque ela é diferente de você.

Um comentário:

  1. O mundo não roda se ninguém tiver uma opinião pré-formada sobre algo. O importante mesmo é não deixar q essa opinião te impeça de conhecer melhor os outros. Concordo com tudo.

    ResponderExcluir