sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

De Susan a Ginórmica

 

Um dos meus filmes preferidos de todos os tempos é "Monstros Vs. Alienígenas". A grande maioria das pessoas não dá nada pelo filme até ver - aí depois se apaixona perdidamente. Ao contrário do que possa parecer, NÃO é um filme exclusivamente para crianças, muito pelo contrário: acho que um adulto vai gostar e entender muito mais o filme. "Monstros Vs. Alienígenas" é da DreamWorks, estúdio que fez obras primas  como "Shrek", "Madagascar" e "Kung fu Panda", e trata de assuntos sérios como aceitação, política e, principalmente, como sair de um relacionamento prejudicial.

Eu já tinha reparado há muito tempo na evolução que a Susan sofre, mas nunca tinha ficado inspirada para fazer um texto sobre ela, pelo menos não até ontem à noite, quando estava vendo o filme com a Line pela 6a ou 7a vez. Em resumo, Susan Murphy é uma mulher normal que, no dia do seu casamento com Derek, é atingida por um meteorito cheio de quantônio e fica gigante. Derek é o repórter do tempo e vai virar âncora do jornal local da cidadezinha de Fresno, o que faria com que eles fossem na lua de mel não para Paris, mas para Fresno ¬¬. Enfim. Quando Susan vira uma criatura gigante, é presa pelo governo dos Estados Unidos, tem seu nome mudado para Ginórmica e conhece o Dr. Barata, o Elo Perdido, o Insectossauro e, o meu preferido, o B.O.B., os outros monstros com quem divide a cela. Quando um alien megalomaníaco decide dominar a Terra, o governo decide chamar esses monstros para tentar acabar com o et.

Susan fica o tempo todo falando de Derek, dizendo que que vão pra Fresno, depois pra Paris e blablablá. Até que eles saem da prisão, Susan destrói um robô alienígena gigante praticamente sozinha e depois ela se encontra com o seu noivo, que se mostra um perfeito idiota e diz que não pode continuar com ela porque isso iria acabar com sua reputação. Primeiramente, Susan fica mal, mas depois se revolta, assume o lado Ginórmica, arrasa o alien e depois ainda humilha Derek em rede nacional. Como ela se revolta? Percebe todas as coisas maravilhosas que fez SEM o noivo: além de destruir um robô gigante, pensa nos amigos novos que fez e o quão incríveis eles são. E ela vê que não precisa do Derek. Vê que deve ficar perto de quem a apoia do jeito que ela é (sendo Susan OU Ginórmica), ou seja, seus pais e seus amigos monstros. O mais legal é que, apesar de passar boa parte do tempo desejando voltar a ter sua altura normal, no fim ela decide continuar gigante, porque percebe que sua "nova eu" é melhor que a antiga. Além disso, achei muito interessante Susan terminar o filme sozinha. Mostra para as crianças - e para os adultos, por quê não? - que não há NADA de errado em não ter um noivo/marido/namorado se essa criatura te prejudica e não te dá o devido respeito. 

E, assim como a personagem principal de "Monstros Vs. Alienígenas", acho que a minha versão atual - Ginórmica - é bem melhor que a versão antiga e sem graça - Susan. Gigante, com amigos bizarros e geniais, realizando feitos incríveis e, o mais importante e legal, sem nenhum Derek para me importunar =D 

2 comentários:

  1. FATO! Tenho 36 anos e aprendi muito com este filme. A Susan realmente se torna outra mulher sem o Derek! Parabéns pelo blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Parabens, eu concordo com tudo isso, eu li e reli. Monsters VS Aliens não é só o melhor desenho que eu ja vi, foi tambem o mais dificil que a DreamWords fez ( Palavras do criador) e a comedia Nº 1 de 2009. Eu não entendo porque há pessoas que não gostaram do filme, mas acho que é porque elas nao sabem curtir um belo filme e enxergar seu ponto de vista. Eu tambem vi umas 6 vezes KKKKK (DVD)
    Parabens novamente, As vezes uma vida incomum é bem melhor que uma vida normal. Que prova? SUSAN MURPHY, ou melhor, GINORMICA :D

    ResponderExcluir