segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

mPb??

Quando saí de Casimiro e voltei pra casa ontem tive que enfrentar 2 horas de um programa de rádio que eu acredito se chamar "JB do Brasil", onde só toca "MPB". Não gosto de MPB. Não gosto de Marisa Monte, Gilberto Gil, Caetano, Chico (NÃO, eu NÃO gosto de Chico Buarque!), Ana Carolina... Acho a Maria Gadú uma fofa, mas não curto as músicas dela. Ok, depois dessas confissões, eu terei sorte se sobreviver a volta às aulas, porque o pessoal da faculdade é meio amante de MPB.


Várias coisas me irritam na MPB. 1o: a voz dos cantores. A voz é calminha e cheia e "uuuuuhs" e "aaaaaaahs", e eu gosto de vocais rasgados (recentemente, me viciei em The Pretty Reckless, a banda da Taylor Momsen, a Jenny Humphrey de "Gossip Girl"). 2o: Fúria, gente! Cadê a animação? Sei lá, parece que TODAS as músicas de MPB são acústicas. E isso é um saco! Olha, um dos meus cds favoritos é o "Unplugged MTV Nirvava" (que eu comprei por R$ 4 num brechó) e eu geralmente gosto de acústico. O problema é que TODAS as músicas são assim, então parece que é sempre a mesma música... 3o: as letras sem pé nem cabeça. Gente, eu faço Letras e estou acostumada a decifrar sentidos ocultos. Mas tem músicas em que tentar desvendar o sentido seria o mesmo que tirar leite de pedra (nesse caso em especial, não falo do Chico). É sério, tem poemas do Sousândrade que são mais fáceis de entender. 4o: Popular? MPB já deixou de ser popular há muito tempo. MPB hoje é Ivete, é funk, é pagode... Padre Fábio de Melo é mais MPB que Marisa Monte. Calypso é mais MPB que Maria Gadú. Ou vai dizer que não é?

Aproveitando o gancho doas artistas populares, eu sempre me pergunto como alguns artistas conseguem sempre se manter na mídia, fazendo shows e etc... Sabemos que o Daniel lança discos regularmente. Mas qual é a música mais nova dele que você conhece? "Hoje a jiripoca vai piar, vai". E do Zezé di Camargo e Luciano? "É o amoooor...". O Leonardo nem se fala, só lembramos dele cantando "Aniversário Guanabara ninguém fica parado / É novidade todo dia e promoção pra todo lado" e outros jingles do Guanabara. A Daniela Mércury está na ativa há uns 18 anos e todo mundo só conhece "O canto dessa cidade sou eeeeu"... Agora, tem uns artistas que eu não sei MESMO como sobrevivem. Eu não conheço NENHUMA música da Elba Ramalho, do Elymar Santos, da Sula Miranda ou do Fagner (e, muito provavelmente, não sou a única...).

Recapitulando: acho que se as vozes sussurrativas fossem deixadas de lado, se um pouquinho mais de vida fosse colocado nos instrumentos, se as letras fossem compreensíveis e se o nome do estilo fosse mudado, talvez eu pudesse gostar de MPB. Mas, como isso não vai acontecer...

6 comentários:

  1. Eu gosto de MPB, principalmente Marisa Monte ò.ó! Mas, hoje em dia não tenho mais tanta paciência para o estilo!

    ResponderExcluir
  2. Você é uma idiotinha sabia, você como brasileira não deveria falar assim da musica do seu país e sim aprender a ouvir e a gostar, você não gosta de Chico Buarque? Caetano Veloso? você não merece nem ser brasileira, desculpa, mas isso é muito pra minha cabeça, sugiro que em vez de colocar suas porcarias na internet, vá ler um livro pra se tornar mais intelectual e suficientemente inteligente pra falar e julgar o melhor estilo de musica que o brasil tem. Assim que você superar qualquer um que você citou vc fala o q quiser. Agora tenha o MINIMO de bom senso e guarda só pra você seus pensamentos, nao difame seu pais, por pessoas como voce que o Brasil nao é levado a sério. _|_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém "aprende" a ouvir e a gostar de nada. Nós ouvimos e gostamos do que nos agrada. Não ouvir e não gostar de mpb não torna a pessoa pior, desmerecedora de ser brasileira e menos inteligente.
      Odeio esse discurso de "aprender a ouvir e gostar de mpb". Gostar é algo subjetivo demais pra se aprender.

      Excluir
  3. Caro anônimo,

    eu não gosto de mpb não por ser música brasileira, mas porque as letras e o ritmo não me agradam. Eu adoro Pitty, Cazuza, Legião Urbana, Ultraje a Rigor... Tudo banda brasileira. Eu não tenho a obrigação de gostar de alguma coisa só porque é brasileiro e porque eu também sou brasileira. Você gosta de Calypso? De Bonde do Tigrão? Porque eles também são brasileiros.

    E quem não gosta de Beatles não tem o direito de ser inglês? E quem não gosta de Bruce Springsteen não tem o direito de ser estadunidense? Quem não gosta de fado não tem o direito de ser português? Todo mundo tem o direito de ser gostar ou não gostar do que quiser, independente do país onde você nasceu.

    E para sua informação, antes de começar a postar aqui, eu já tinha lido mais de 200 livros e já estou chegando peto dos 300 (não que quantidade signifique alguma coisa, mas já que você tá falando que eu tenho que ler mais, né...). Além disso, faço faculdade de Letras na PUC-Rio.

    Não estou difamando o Brasil. Só estou expondo a minha opinião. Não é porque eu não gosto de um tipo de música que eu não amo o meu país. Temos que parar de bater palma pra uma coisa X ou Y só porque essa coisa é feita no Brasil. Vamos exaltar o que é bom, criticar o que é ruim, mas SEMPRE COM RESPEITO, que é o que DEFINITVAMENTE faltou no seu comentário.

    E, cara, isso aqui é o MEU blog, eu tenho direito de falar O QUE EU QUISER aqui. Se meus leitores vão concordar ou não é outra história.

    ResponderExcluir
  4. eu conheço uma música do fagner que é legal apesar deu nao gostar nem um pouco dele.
    deslizes... é uma música muuuuuito de corno e muito brega. adooooro!

    ResponderExcluir