terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Firework" censurado

 
Um dos clipes mais lindos que já vi na vida foi o de “Firework”, da Katy Perry. Assim, fiquei chocada ao saber que, na Inglaterra, o vídeo tinha sido censurado e a cena do beijo gay tinha sido cortada. Na verdade, eles queriam proibir o clipe, alegando que colocar uma criança com câncer era uma cena muito forte. Na moral, pra quê tudo isso?! Eles censuraram os últimos 20 clipes da Britney Spears? Os da Lady Gaga? Os do 50 Cent? Será que “O Segredo de Brockeback Mountain”, vencedor do Oscar, foi impedido de passar lá?

“Firework”, assim como “Beautiful” (Christina Aguilera) e “Raise your glass” (Pink), é uma música que me deixa pra cima, porque tem uma letra que nos inspira a sermos nós mesmos. Por falar em “Raise your glass”, será que o clipe da Pink também foi censurado? Afinal, também aparecem homens se beijando (e cenas insinuando que a Pink tinha acabado de fazer sexo com alguns líderes religiosos...). Enfim. Eu acho a censura algo TOTALMENTE lamentável, ainda mais nesse caso – a censura de um clipe tão inspirador quanto “Firework”. Imagina você ouvir a Katy Perry dizendo que não tem problema ser magrelo, gordinha ou gay e depois o seu país censurar o clipe. Aí mesmo que você vai achar que tem algum problema em ser magrelo, gordinha ou gay.
 

Lily Allen é inglesa. Elthon John é inglês. Os Sex Pistols eram ingleses e eu imagino que a Vivienne Westwood também seja. Tanta gente transgressora. Pra quê um retrocesso desses??

4 comentários:

  1. Há censuras e censuras... mas eu acho q todas são muito fortes ("forte" é uma palavra fraca nesse caso, mas não me veio melhor na cabeça no momento - ah, veio sim: "agressivas"). Havia censura na época da ditadura, e ela massacrava o povo, mas ao mesmo tempo parecia idiota, cega, porque não percebia um monte de coisa das letras geniais do Chico (sei q vc não gosta dele, mas convenhamos, o cara sabe escrever!) e alguns outros.

    Então agora, em uma sociedade tão aberta e banalizada, querem proibir a mídia de mostrar o q é visto diariamente na rua?! Não faz sentido algum né...

    Enfim, não sei mais muito bem o q dizer... mas não me conformo com isso não! Acho q precisamos de coisas chocantes mesmo em tudo q é lugar, algo q seja quase agressivo, pra mostrar pro mundo q o mundo tá mudado... e as pessoas tem q aprender a aceitar melhor as coisas.

    ResponderExcluir
  2. Ju! super concordo com vc! e eu sempre achei essa cena do beijo gay em firework super fofa! parece que eles se gostam mesmo ^^ E tbm acho censura um retrocesso total! >.<

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, eu amo esse clip, amo a Katy Perry, ela tem letras lindíssimas, e músicas tbm, lógico.
    fiquei mto chateada ao saber dessa censura ridícula!

    ResponderExcluir