quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reflexão cabeça

Eu sei que nenhuma pessoa é 100% boa ou 100% má (me surpreendi outro dia quando uma amiga disse que o Gandhi maltratava a esposa dele). O ser humano é composto de dualidades, dicotomias e paadoxos que brigam dentro de nós mesmos. Não entendo muito de psicanálise, mas acho que é isso o que Freud (cito Lady GaGa mas cito Freud também, tá?) chama de “Princípio do Prazer” e de “Princípio da Realidade”. Ou seja: fazer o que você quer VS. fazer o que você deve. Tudo bem que às vezes não sabemos nem o que queremos nem o que devemos fazer, mas isso não vem ao caso. A questão é que eu acho que essa coisa do PR VS. PP está bastante relacionada com essa questão de bem e mal.

Desde pequenos, somos incitados a valorizar o PR em detrimento do PP, então isso se interioriza em nós. Geralmente, não gostamos de ver quando alguém valoriza mais o prazer do que o dever. No meu caso, acabo enxergando como vilões pessoas que não necessariamente foram más, apenas seguiram o princípio do prazer. Pessoas que cansaram de agir de acordo com o que tinham que fazer e passaram a agir de acordo com as suas vontades.

O chato é que muitas vezes minhas epifanias não servem pra nada. Mesmo sabendo dessa questão do princípio do prazer, não consigo parar de ver essas pessoas como vilões. Vai ver que é porque, nesse caso, eu fui o princípio da realidade que foi deixado de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário