quarta-feira, 14 de julho de 2010

YES, YOU CARE!!




"I don't care (what you're saying)
I don't care (what you're thinking)
I don't care about anything"
"I don't have to try" - Avril Lavigne

Ontem eu tava vendo "Operação Babá" (antes que comecem a me criticar dizendo que eu deveria ver coisas mais inteligentes, leiam o meu texto "GaGa Vs. Lama" e o "Sobre cinema e reflexão (ou: Uma apologia da história)" - http://www.lilianeprata.com.br/2010/06/sobre-cinema-e-reflexao-ou-uma-apologia-da-historia/, da Liliane Prata) e escutei uma frase que me fez pensar. O personagem do Vin Diesel disse pra um dos adolescentes - não lembro agora se foi o garoto ou pra personagem da Brittany Snow - que ele/ela deveria parar de se preocupar com a opinião dos outros. O que me trouxe à reflexão foi: é possível não se importar com a opinião alheia?

Nós fazemos tudo pensando nos outros. O ser humano NÃO É uma ilha e, mesmo que você não queira, os outros influem na sua vida (desculpem se eu tô falando muito da Liliane Prata, mas tem outro texto dela que fala isso - http://www.lilianeprata.com.br/2010/07/as-pessoas-que-gostam-de-ficar-sozinhas-e-o-mundo/). Os mais revoltadinhos que ficam gritando "I DON'T CARE" aos 4 cantos do mundo e se vestem de um modo bizarro pra mostrar que não ligam pro que os outros pensam, mostram que, dessa forma, ligam, e muito, pra opinião alheia. Não entendeu nada? É assim: quem realmente não liga, não vai se importar tanto em provar que não tá nem aí, já que aquilo não faz diferença. Pra que gastar tempo e energia com uma coisa que não faz diferença pra você? Essas pessoas acabam confundindo o "não concordar" com o "não ligar". Eu não concordo com a moda que é ditada nas passarelas (ODEEEEIO roupas fluorescentes) e me visto de um modo diferente da maioria das pessoas. Ligo sim pro modo de me vestir e até gosto quando uma pessoa me olha torto na rua. Gostar de chamar a atenção pelo modo de se vestir é um modo de se importar com a opinião alheia (e se importar não é necessariamente querer que a pessoa goste. Se vestir com a intenção de chocar é se importar!).

É impossível, num mundo tão globalizado - hoje a globalização é quase uma Jabulani: tudo é culpa dela -, dizer que não liga para a opinião dos outros. O ser humano é um ser social e, mesmo que você não ligue em um aspecto, vai ligar em outro (se não se importa com o que as pessoas vão achar das suas roupas, pode ligar pro modo como as pessoas encaram a sua personalidade, por exemplo). Na verdade, na maioria dos casos, o "I don't care" é uma máscara: "Vai, diz o que você quiser; não vai me atingir, eu não ligo pro que você pensa de mim." Mas, no fundo, a pessoa liga sim. Sabe aquela coisa do "Uma mentira contada 1000 vezes se torna verdade"? é isso que acontece. Essas pessoas dizem tanto isso que, talvez, uma hora acabe sendo verdade. Ou não, isso é apenas uma especulação minha...

Depois de tudo isso, a gente vê que, assim como os emos, o "I don't care" total não existe. Tudo bem que você não pode viver pensando no que os outros acham de você 24h por dia. Mas pior ainda é viver num esforço inútil para não se importar de jeito nenhum com a opinião alheia. Assuma de uma vez o "Yes, I care!" e seja feliz :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário