quarta-feira, 21 de julho de 2010

I believe in miracles

Ontem eu estava indo pra praia em Rio das Ostras, escutando o meu mp3 no ônibus. Eu adoro ir pra lugares relativamentes distantes, pois não tem muita coisa pra fazer além de pensar na vida, na música que você está escutando ou na paisagem que você tá vendo. Minhas maiores epifanias foram a bordo de um ônibus (ainda vou postar a letra de "Ponto de ônibus", do Ultraje a Rigor, aqui! Às vezes acho que aquela é a minha música...). Enfim. Eu tava escutando meu mp3 e comecei a escutar "I believe in miracles", dos Ramones.

O refrão dessa maravilhosa música diz apenas:
"I believe in miracles
I believe in a better world for me and you"

Os Ramones sabiam ser otimistas (como nessa música) e pessimistas (como em "Poison Heart"), assim como todos os seres humanos que eu conheço. Mas eu tava num momento otimista - indo pra praia, observando uma paisagem linda com um céu azulzinho - e comecei a refletir sobre isso: o que é melhor? Ser otimista, acreditar em milagres e que tudo vai melhorar ou ser pessimista e não acreditar em nada para não se decepcionar?

Antes que vocês fiquem esperançosos, é melhor que saibam: pensei, pensei, pensei e não achei um resposta. Cada coisa tem seu lado bom e seu lado ruim. Eu acredito que milagres - ou coisas impossíveis, se preferirem - acontecem, sim. Minha irmã é uma prova disso. Ela nasceu prematura e os médicos disseram que só um milagre a manteria viva (hoje ela tem 10 anos). Por essas e outras eu acredito que coisas impossíveis acontecem. O problema é quando você conta com a sorte e espera que o impossível aconteça a todo segundo. Tá, o impossível acontece a todo segundo, mas eu tô falando de quando você espera que aquele impossível em especial aconteça a cada segundo - tipo: ahn, eu acredito que um dia eu vá ficar milionária do nada, ou que o Felipe Neto vai finalmente perceber que nós somos almas gêmeas. Isso é impossível? Não. Mas é mais fácil eu ser atingida por um raio agora (e hoje a noite está limpa) do que uma coisas dessa acontecer. Ficar contando com o impossível é chato porque te decepciona ainda mais. E, como diz uma comunidade do orkut, decepção não mata, mas dói muito.

Acho que a saída é não esperar o impossível, mas, ao mesmo tempo, reconhecer que ele existe (Seria tão bom se a gente não esperasse nada de ninguém, né? Tudo o que viesse seria lucro. A gente sabe que deveríamos agir assim. Mas por que a gente não age? Ah, sei lá!). Por outro lado, a gente tem que esperar o impossível, porque a grande maioria dos nossos sonhos parece um pouquinho - ou muito - difícil de ser realizada.  Ai, meldels, por que tudo tem que ser tão complicado e paradoxal?


Não tenho resposta nem conclusão - na verdade, acho que acabei mais confusa... Alguém tem alguma conclusão aí pra mim??

2 comentários:

  1. Miniiina, realmente, eu lembro quando a Gi nasceu vc falando que ela cabia numa caixa de sapato... e hoje a criaturinha creceu, tá linda, firme e forte, com 10 anos!!!! Isso é incrível, é o tipo de milagre que não custa nada acreditar porque um pouco de fé não mata ninguém né.

    Tudo bem, não devemos esperar milagres gigantescos como ganhar uma bolada de grana da noite pro dia, mas se não tivéssemos esperanças nas pessoas, nada teria graça. Nada importaria. Seríamos blazés demais.

    Eu lembro de ter lido em algum lugar (deve ter sido legenda de algum programa...rsrs) "eu não tinha expectativas, eu tinha esperanças"... no contexto fez muito mais sentido, mas acho que mesmo assim, solta, a frase vale. Acho que não devemos pôr nossas expectativas nas ações alheias, pois se não dependem de nós mesmos, nenhuma atitude nossa pode alterar o fato. Mas podemos ter esperanças de que certa pessoa vá fazer tal coisa, porque não custa nada acreditar; mas de uma certa maneira, saberemos que se a pessoa não fizer isso ou aquilo não devemos nos chatear.

    Ficou confuso?!
    Enfim...

    Sabia que eu to pensando em transformar cada resposta minha aos seus posts em posts meus?! Porque eu acabo não me controlando e escrevendo um testamento baseado na sua ideia inicial... rsrs
    Acho que se a gente combinasse de todo dia escolher um tema e escrever sobre ele nos blogs não daria tão certo assim (sob "pressão" parece que as ideias não fluem com tanta naturalidade né...rs)

    XX

    ResponderExcluir
  2. Cara, é verdade... vamos fazer uma "Sociedade de blogs" rsrsrsrsrssrs Acho que daria certo e seria bem divertido. Acho que eu te dou inspiração rsrsrs

    E, sim, ficou confuso, mas eu te entendi (e concordo com vc!)

    Bjs

    ResponderExcluir