quinta-feira, 1 de julho de 2010

Filha da PUC

Hoje é um dia feliz e triste pra mim, e o engraçado é que é um mesmo fato que me causa esses sentimentos tão paradoxais. Hoje é meu último dia de aula no meu primeiro período de Letras na PUC. Eu tô feliz pelas férias, mas tô triste pois a minha turma vai se “desintegrar”; mesmo que façamos muitas matérias juntos não vai ser como agora, quando tivemos 5 aulas com o mesmo pessoal. Além disso, não teremos mais aulas com muitos professores. Quando eu saí do colégio, os professores disseram: “Na faculdade não vai ter esse clima daqui não. Os professores vão entrar, dar a matéria e vão embora. Não vai ter um espírito de turma.” Não sei se isso tudo é só no primeiro período, mas senti que, pelo menos até agora, meus professores estavam errados. Talvez tenhamos conseguido formar uma turma mesmo pelo fato de a maioria ter acabado de sair da escola no ano passado e ter mais ou menos aquele clima de colégio fresco na mente.

Nas primeiras semanas senti muita falta do meu colégio, dos meus professores (saudades, Guilherme!!), da minha vidinha “3º ano”. Chorei durante a primeira semana toda. Queria minha vida de volta. Mas, com o passar do período, isso se tornou o menor dos meus problemas e o meu refúgio hoje é justamente a faculdade. Como eu também não queria ir na 4ª série pro colégio onde passei alguns dos momentos mais felizes da minha vida, não queria ir pra PUC no começo. Meu choque foi muito grande. Mas foi como disse: outros problemas depois se sobrepuseram a este e eu simplesmente passei a aproveitar a faculdade. Cresci MUITO nesses 4 meses, do dia 1º de março ao dia 1º de julho. Desde sair um pouco da barra da saia da mãe até descobrir que o amor não era nada do que eu achava que era. Não vou usar o clichê “entrei na faculdade menina e saí mulher”. Entrei menina e saí menina, mas uma menina definitivamente mais inteligente, culta e, principalmente, madura.

Eu queria falar um pouco sobre meus colegas e professores. Peço um pouquinho a paciência de vocês. Bem, se vocês não tiverem paciência, não tem problema. Às vezes a gente não precisa ser ouvida; só precisamos mesmo falar. Então aí vai:

Meus colegas de classe

*Lud – a menina mais aleatória e meiga que eu já conheci. Amei passar as aulas de Português Padrão analisando várias coisas com você – principalmente coisas que não tinham nada a ver com a matéria – e espero que ainda possamos fazer várias matérias juntas.

*Francisco – também conhecido como Santiago Borboleta, por causa do personagem do filme/livro “Crônica de uma morte anunciada” – ele ia de Santiago Nasar numa festa à fantasia. A borboleta é porque a professora disse que sempre aparecia uma borboleta nas capas desse livro. Então achamos que ia ter uma borboleta no filme também. Como não tinha, o Francisco ficou indignado... Ele é um dos melhores escritores com menos de 20 anos que eu conheço, senão o melhor.

*Júlia e Thaís – Vou confessar que no início das aulas eu ficava com medo de falar alguma coisa e ser zoada por elas... Mas depois vi que elas são superdivertidas e só zoam mesmo pra descontrair. Tenho uma grande admiração pela Júlia, porque ela é simplesmente muito culta!! E tem umas ideias que fico meio: “Cara, concordo TOTALMENTE! Mas minha mente nunca conseguiria se expressar tão bem quanto você!!”

*Mariana, Marcela e Mariana Medeiros – Não conversei muito com elas, mas, pelo que pude perceber, são três fofaaas!! As três são lindas, a Mariana M. com seu 1,87 – a única que consegue ligar o datashow sem precisar usar uma cadeira -, a Marcela com suas roupas lindas e seu cabelinho lisinho e a Mariana P. com seu cabelo loiro cacheado e olhos claros. Espero conseguir ter mais contato com vocês nos próximos semestres!!

*Jéssica – uma menina que consegue ser mais CDF do que eu – sim, meus colegas de colégio, isso é possível. Tirar 10 em Introdução à Linguística e Teoria da Literatura I não é pra qualquer um não... Nem passar pra TODAS as faculdades boas do Rio – PUC, UERJ, UFRJ, UNIRIO, Rural e UFF – ou fazer duas faculdades simultaneamente. Uma guerreira!

*Priscila – A louquinha da turma, a “menina-capivara” – alcunha dada pela Júlia -, a pessoa meio sem noção (de um jeito positivo) que fez a gente rir muito. Quando tinha uma libélula na parede e alguém quis matá-la, a Pri simplesmente disse: “Se você estivesse numa parede e alguém chegasse e te matasse, você ia gostar?”

*Paulo e Victor - acho que um é meio o oposto do outro... O Paulo fala demais e super rápido – confesso que não entendo 60% do que ele fala rsrsrs - e o Victor é bem calmo e tímido e é um especialista em signos!! Isso é muito divertido!!

*Maria Isabel - A menina que eu admiro por conseguir extrair tudo da aula da Heidrun (depois vou fazer um texto sobre meus professores e vocês vão conhecer a Heidrun). E eu amo sua camisa do Che Guevara!!

*Bruno – O mais velho da nossa turma, deve se tornar papai amanhã (seu filho, João, vai nascer!). Gosta bastante de filosofia e às vezes eu me perco um pouco quando ele fala, por ser bem teórico. Só consigo entender mesmo quando ele fala de futebol rsrsrsrs


Bem, acho que é isso... Amei passar esse período com vocês e a gente se encontra período que vem na aula de cultura Greco-latina. Aguardem um texto sobre os professores!!

6 comentários:

  1. Oi, Ju,
    nem me fala em tristeza por chegarem as férias. As minhas são, em parte, definitivas. Férias da PUC. Passa muuuuuito rápido e você sai de lá totalmente modificada sim! N]ao da PUC em si, mas da universidade.

    Não se preocupe que mesmo que você não faça aulas com alguns de seus colegas vão continuar se esbarrando sempre por aí. Isso é que tem de mais fantástico lá, todo mundo estuda no mesmo campo, não tem nem como fugir de quem você não gosta hehehhee

    Boa sorte por lá!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Aaai, vc "saindo" agora e eu nervosa pra entrar.
    Mas to nervosa mesmo!
    Eu mal vejo a hora de andar por aqueles corredores e ter aulas naquelas salas... mas ao mesmo tempo tenho um medo enooooorme!!!! Medo porque sou bicho do mato mesmo... medo de não conseguir fazer amizade com ninguém, medo dos professores nem ligarem pra ninguém e cuspirem matéria, medo de ninguém ir com a minha cara... =/

    Mas vai dar tudo certo (né?!) rs

    X

    ResponderExcluir
  3. Seu texto dá uma vontade louca de chorar e ao mesmo tempo de rir. A singularidade ajudou a formal a pluralidade da nossa turma ! Parabéns pelo texto !

    P.S: Adorei o "um dos melhores escritores com menos de 20 anos que eu conheço, senão o melhor." :)

    ResponderExcluir
  4. * corrigindo: formar em vez de formal :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!! Só podia ter salientado mais a minha beleza, minha espontaneidade, minha sapiência, hauahuahaua brinks =] E não sou eu que fala rápido, vcs que tem que ser mais ligeiros pra me acompanhar - RÁ!!! hehehehehe texto foda e vou sentir saudades..... sniff.

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que achar da sua primeira impressão, mas anywaysss, obrigada, tomei positivamente suihdsuiahuhas

    vou sentir falta de everybody também! :))

    ResponderExcluir