quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Finalmente um post sobre as eleições

Este ano é o primeiro em que votarei. Não votei ano passado porque não teve eleição; ansiava pelos meus 16 anos para poder votar, para poder (pelo menos tentar) eleger candidatos que eu achasse que fariam alguma diferença. Confesso que estou muito desencantada – e irritada.


Escrevo esse texto no dia 7 de setembro, feriado que estou usando para terminar de ler “Amor de Salvação” – é para amanhã e ainda faltam 40 páginas – e para fazer um trabalho escrito sobre a relação título/capítulo em “Memórias Póstumas”. Ou melhor, eu estaria fazendo isso, se a p**** do carro de som de um infeliz candidato deixasse (desculpem-me pelo vocabulário chulo, mas não dá para usar outra expressão!). Acho que o carro parou na pracinha perto da minha casa e vai ficar ali por um bom tempo. Não sei o que é pior: a música, que é um samba com uma letra pavorosa; o fato de que essa música já era o jingle dele nas outras eleições; ou, ainda, o fato de que é bem capaz de ele ser eleito por causa dessa osmose maldita que feita por essa musiquinha maldita. O povo não se interessa por política, isso é fato. Vê o voto como uma obrigação. Então, vai votar no candidato cujo número lembrar. E o que é melhor para gravar número do que uma música chiclete que fica tocando o dia inteiro na sua janela? É sério, esse carro já tá aqui há uns 20 minutos e a música já tocou quase dez vezes – e isso NÃO é uma hipérbole!

Eu pretendo votar nos candidatos cujas propostas me agradarem mais; não no candidato cuja musiquinha for mais legal. Se o Lindolfo Pires tiver boas propostas, vá lá: “Vote no Lindolfo Pires”. Mas se você só for votar nele porque seu jingle é um barato – sua cover de “Beat it” é genial, apesar de a gravadora do Michael Jackson ter proibido o Lindolfo de cantá-la -, você... tem ... sérios... probleminhas. Aliás, você também tem graves problemas mentais se votar no cara que fica perturbando a paz alheia – seja com carros de som ou com folhetinhos infelizes que só mostram a cara do candidato e o número. Cadê a proposta, imbecil? Não vou votar em você só porque você é bonitinho não... (o que é raro na política: uma pessoa bonitinha) E aqueles candidatos que aparecem na TV, no "hilário eleitoral" - segundo o "Comédia MTV" - falando palavras aleatórias, tipo "Zé das Couves 0000 - honestidade, paz e lealdade"? Pior que esses só os que falam só o nome e o número - e que ainda têm que ler!!

Torçam para que eu encontre um candidato decente. E para que a p**** do carro de som saia da pracinha!

4 comentários:

  1. Vota na Marina Silva!!!

    Aliás, vota e faz uma santa propaganda!!!

    Abraço,

    D.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, ri muito Ju!
    Adorei... e é verdade, parece que o Brasil está sem opções.
    Um quadro político deprimente!
    Como disse o Gentili numa palestra dele que eu assisti: No Brasil tudo é difícil, menos ser político.
    Qualquer um vira político.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. É bem provável que eu vote na Marina, gosto muito dela.

    E sim, qualquer um vira político. Vide Tiririca, Romário, Frank Aguiar e Elymar Santos...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Lindolfo Pires é o cara! (brincadeirinha rs)

    A coisa tá mto feia mesmo Ju...
    Para Senador, Governador e Deputado Federal tá mto difícil...pelo menos pra mim...nunca esteve tão difícil escolher um. E olha que não estou sendo mto exigente.

    Não sei não, mas acho que o povo brasileiro melhorou mto de uns tempos pra cá em relação a votação. Acho que estão levando mais a sério e acho que o povo ficou bem mais "fiscalizador" dos candidatos sem se influenciar tanto pela mídia. Claro que ainda se está longe do ideal. Mas acho que com relação a isso,por exemplo, a geração dos anos 2000 que vota ficou bem mais atenta comparada a geração anos 90.
    Vide a duplinha de Fernandos...(Collor e FHC)

    Beijos Ju!

    ResponderExcluir