sábado, 12 de fevereiro de 2011

O lado útil do lado ruim

Devido à falta de tempo e de paciência, acompanho poucas séries televisivas. Tem aquelas que eu vejo quando não tenho nada pra fazer, tipo “CSI”, “Law and Order” e “Criminal Minds”, e tem as que eu vejo com relativa regularidade, tipo “Glee”, “The Big Bang Theory”, “House” e a série que eu quero citar hoje aqui: “Dexter”.


Num dos episódios da 4ª temporada, o 1º serial killer bonzinho da humanidade diz a seguinte frase: “Apenas monstros não têm arrependimentos”. Não sei se concordo inteiramente com a frase, porque conheço pessoas “não-monstros” que dizem não ter arrependimentos. Mas acho que o que Dexter quis dizer foi que é uma atitude normal do ser humano sentir arrependimento, remorso. Já que é normal, pra quê fugir?

Você certamente conhece alguém que diz que só se arrepende das coisas que não fez. Na minha opinião, essas pessoas demonstram uma ânsia enorme de aproveitar a vida sem ficar remoendo os erros passados – até aí nenhum problema. Ficar repetindo os seus erros na sua cabeça over and over again não é uma coisa muito saudável e nem agradável. A questão é que podemos e devemos aprender com os nossos erros e com os nossos arrependimentos. Como também disse o Dexter nesse mesmo episódio, mesmo que não tenha sido exatamente com essas palavras, a função do remorso é fazer com que não repitamos nossos erros. E como você vai parar de cometer os mesmo erros se você não se arrepende??

Parece que as pessoas não têm medo de errar, e sim de admitir que erraram. O problema não é fazer a besteira, já que não vão se arrepender depois. Sei lá, essa filosofia de vida me parece meio desregrada e meio “ah-eu-posso-fazer-tudo-porque-nunca-vou-me-arrepender”. E aí podemos ver nitidamente que essa ideia é meio maléfica e que remorso é útil sim. Primeiramente, acho que ninguém consegue viver essa filosofia inteiramente e, lá no fundinho, sempre vai sentir uma pontada de arrependimento, tanto pelas coisas que faz como pelas que deixa de fazer (Se você é um sociopata e está lendo esse texto, ignore tudo, você realmente não sente remorso. E não se esqueça de procurar ajuda psiquiátrica). O remorso é como a dor: chato pra caramba, mas extremamente útil. Você provavelmente já ouviu histórias de pessoas que não sentem dor e são todas deformadas porque se machucam, quebram os ossos e coisas do gênero e não sentem nada. A dor é uma resposta que o seu corpo manda quando as coisas não estão bem – assim como o remorso, só que ele não é uma resposta do corpo, e sim da mente.

Uma vez eu vi uma entrevista com uma... não lembro o que a mulher era, mas, enfim, ela disse que a nossa sociedade não deixa as pessoas ficarem tristes. É óbvio que ninguém quer ficar triste, que ninguém quer se sentir mal, mas vocês já pararam pra analisar que tudo tem um propósito? Isso não é papo otimista, ou meio místico (tipo “ah, Deus sabe o que faz / escreve certo por linhas tortas”), é verdade. Assim como a fome, a sede, a tristeza, as dores, o remorso tem utilidade: evitar que o erro se repita. Sabe o “Errar é humano, persistir no erro é burrice”? Acho que quem não se arrepende dos erros nem consegue enxergar direito os próprios erros e tem mais chance de repeti-los – ou seja, de cometer uma burrice.

Se “herrar é umano”, se arrepender também é. Não tente agir como um super herói. Tenha humildade para reconhecer seus erros e se arrepender com eles. E você vai ver, surpreso, o quanto você aprendeu com toda a situação.

Um comentário:

  1. "(Se você é um sociopata e está lendo esse texto, ignore tudo, você realmente não sente remorso. E não se esqueça de procurar ajuda psiquiátrica)", uau, eu ri disso. Por que será?

    Sabe, Ju, esse lance de quem não se arrepende não conseguir enxergar os próprios erros é tenso. Tipo, eu concordo com você, mas as vezes nós temos que perceber que existem pessoas que tem um medo enorme de se decepcionar com a mesma coisa. É claro, elas deveriam tentar repetir isso, mas o medo de sofrer de novo é realmente tenso. Nunca senti isso, mas eu tenho a típica mania de sentir o que os personagens dos livros que eu leio sentem. Vai entender as minhas manias. Hahahaha!

    Sério, gostei muito desse texto. Não sei porque!

    Beijos,

    snowbooksowlsplush.blogspot.com

    ResponderExcluir