domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sociallights

Eu me divirto com aquelas perguntas hipotéticas, tipo: se você tivesse um superpoder, qual seria? Se você fosse um filme/música/livro/animal/cor/instrumento musical/objeto qual seria? E a que eu quero me focar hoje: se você pudesse escolher qualquer profissão no mundo pra ser, o que seria? Pode incluir aí aquelas coisas bem loucas, tipo sorveteiro (caso do Rupert Grint) ou piloto de avião (caso do Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden).

Bem, um dia eu estava andando no shopping com uma amiga minha e ela disse que essa profissão-sonho dela era ser artista da Broadway. Pensei um pouco e respondi qual seria o meu ideal de profissão perfeita: socialite. Eu SEI que ser socialite não é profissão, eu sei que você não faz faculdade ou curso técnico pra se tornar socialite. Mas isso é, como eu falava brincando com a minha mãe, uma “supótese” – mistura de suposição com hipótese. Então deixa eu ser feliz dizendo que gostaria de ser socialite.

Vendo o “Talk Show do Bento” no dia em que o Bruno Chateaubriand foi entrevistado, descobri que esse nome “socialite” vem de “social light”, a ”luz social”. É que antigamente eles eram os intelectuais e formadores de opinião, ou seja, eram as pessoas que levavam a “luz do conhecimento” ou algo do gênero para o povo. No entanto, num mundo de vloggers, rede Globo, astros da música e mídia manipuladora, até parece que socialite forma opinião de alguém. E, ironicamente, socialites são vistos como seres fúteis e meio burros, no sentido de não serem intelectuais. Então, como eles não são mais “sociallights”, eu vou passar a chamá-los aqui de herdeiros.

E por que eu queria ser uma herdeira, ao invés de ser astronauta ou vocalista de uma banda de rock? Porque se você é uma herdeira, você pode ser o que quiser, incluindo astronauta, vocalista, estilista, atriz, escritora... Duvida? Vamos ver o caso dos filhos de alguns famosos (sei lá se eles são socialites, mas herdeiros eles são!):

• As atrizes - Lili Aragão, Sasha, Paris Hilton... – as filhas do Didi e da Xuxa só fazem sucesso porque são filhas do Didi e da Xuxa. Particularmente, acho que elas não têm carisma. Como nunca consegui ver um filme com elas, não posso dizer se elas atuam bem ou não, mas imagino que não XD

* As estilosas - Suri Cruise/Holmes – a coisinha mais cuti-cuti do mundo conseguiu uma coisa inédita até então: ela foi uma it baby! Fashionistas não desgrudavam os olhos dos modelitos que ela usava enquanto ainda estava de fraldas. E tudo indica que ela se tornará uma it girl!

- Maria de Lourdes – Lola – a filha de Madonna causa por onde passa com seus modelitos... ahn... incomuns. Sobreposições e um estilo meio geek fariam da mini-diva uma freak total se ela não fosse filha da rainha do pop.
Paris Hilton...

* As cantoras – Willow Smith, Kelly Osbourne, Paris Hilton… - Tem música mais chata que “Whip My Hair”? É sério, eu escutaria “A lua me traiu” o dia inteiro, mas não consigo escutar essa “música” da filha do Will Smith por mais de 5 segundos. A música não faz sentido (alô, Felipe Neto!), o ar de Shaniqua* dela me irrita – você é uma titiquinha de 10 anos, pega uma Barbie e vai ser feliz!! – e o pior é aquele refrão cantado naquela voz de “eu tenho algo preso na minha garganta”. A voz dela me lembra a voz da Alicia Keyes, e eu ODEIO a Alicia Keyes exatamente por parecer que tem alguma coisa presa na garganta dela!! Se ela não fosse filha do Will, eu seria mais feliz porque não teria que escutar essa música por todos os cantos...

* A Paris Hilton – ela é provavelmente a herdeira mais bem sucedida do mundo. Ela já fez filmes (não estou considerando o pornô caseiro como filme não, estou falando de “A casa de cera”), já escreveu um livro, já teve reality show ao lado da também herdeira Nicole Ritchie, filha do cantor Lionel Ritchie, já cantou (lembra de “Stars are blind”? Pra minha total vergonha, eu tenho essa música no meu computador...) e deve ter linha de roupas, perfume, maquiagem, esmalte (se até o Justin Bieber tem, né) e tudo o que você imaginar. Agora para e olha beeeeeem pra ela. Ela é bonita? É, mas você com certeza conhece alguma desconhecida mais bonita que ela. Ela atua e canta bem? Não chega a ser ruim, mas aquela sua amiga que sonha em brilhar nos palcos é mil vezes melhor. Aí eu te pergunto: se ela não fosse herdeira da rede de hotéis Hilton, ela seria cantora/atriz/escritora/it girl? Provavelmente não.

Chego à conclusão que eu queria ser socialite, isto é, herdeira, pra ter mais oportunidades (e dinheiro... Amo meus brechós, mas um Barra Shopping de vez em quando seria bom =D). Eu queria atuar, mas não é o meu maior sonho. Eu queria cantar, mas não tenho talento suficiente para chamar a atenção de algum empresário. Escrever... isso dá. Com um pouquinho de esforço dá. Enfim. Parando para analisar, é melhor ser mesmo um mero mortal – a gente sabe que qualquer mérito é por talento mesmo, não por causa do sobrenome ;)

*Shaniqua é uma gíria interna que eu uso com algumas amigas. Sabe aquelas meninas que moram no Brooklyn, no Harlem e que têm aquele ar metido de valentona? Provavelmente ela vai ter um nome tipo Shaniqua, Rasputia (tipo a do filme “Norbit”) ou alguma coisa terminada em “elle”, como Rochelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário