quinta-feira, 17 de março de 2011

Que tipo de irmãos estamos sendo para Jesus??

Antes do texto propriamente dito, eu quero dizer - antes que alguém me chame de "idiotinha" - que expressarei aqui a minha OPINIÃO, que não é melhor ou pior que a de ninguém, mas é o que EU acredito. Vocês têm todo o direito do mundo de não concordar com os meus textos e vocês podem e devem expor suas opiniões nos cometários, sejam elas contrárias ou não. Mas não custa lembrar: sejam SEMPRE educados nos comentários.

Agora sim, vou começar o post com 2 exemplos:

* Lady Gaga doou $ 16 milhões para o Japão; Justin Bieber, $ 1 milhão. O papa Bento XVI foi lá, rezou e não doou nada.

* Ontem, no ônibus, uma "jovem senhora" parou ao meu lado com uma bolsa e um guarda-chuva enorme. Como estava sentada, eu perguntei se ela queria que eu segurasse seus pertences. Ela me entregou o guarda-chuva. Depois de alguns minutos, um lugar na minha frente ficou vago e ela simplesmente pegou o guarda-chuva e, sem dizer uma palavra, sem dizer um "obrigada" ou ao menos me dar um sorriso, se sentou no banco. Seu celular tocou e ela começou a falar que uma fulana tinha que "pedir a Deus pra que Ele colocasse alguém na sua vida" e talz. Presumi que ela fosse cristã e me perguntei: que tipo de cristã não é nem educada o suficiente para dizer um obrigada?

Um dos meus livros preferidos, "O pássaro e a serpente", do José Carlos Leal, trata exatamente sobre essa sociedade cristã que liga pra Deus sem ligar para o próximo. Uma sociedade hipócrita que insiste em condenar eternamente o próximo, seja ele condenado por ser gay, por ser pobre, por ser o que for. Aí vem o clássico: "Mas tá na bíblia que você não pode ser gay!". Sim, eu já li isso lá em alguma parte do antigo testamento. Mas lê a bíblia inteira, filho. Lá tá dizendo que você não deve comer carne de porco e que você deve tirar o seu sábado pra adorar a Deus. Ahn, eu acho que vocês comem salsicha, presunto e que no sábado vocês vão para a praia/cinema/boate/ficar em casa vendo "Zorra Total" (UGH!). "Ah, mas hoje a gente vai domingo". Tá, mesmo que você vá na igreja todo domingo, você tira o dia INTEIRO pra adorar a Deus?

Mateus, capítulo 5
29 – Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 – E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.


Então, tá na bíblia. Imagina quantas pessoas estariam cegas e mutiladas se a nossa sociedade colocasse em voga esse versículo! O problema todo é que a sociedade e as igrejas (principalmente a Católica, por toda a sua importância histórica) meio que escolhem o que vai ser proibido ou não... Algumas coisas são interpretadas literalmente, outras não. Umas coisas hoje são consideradas impensáveis (comer carne de porco é pecado) e outras ainda vogam.

Que fique bem claro: não tenho NENHUM problema com Deus ou com Jesus. Pelo contrário! Como já diz a linda música: "God is great!". Meu problema é com esse abismo entre a teoria e a prática do Cristianismo, PRINCIPALMENTE no que diz respeito aos ensinamentos do próprio Cristo! As igrejas insistem em defender coisas bizarras do Antigo Testamento e não ligam na prática pros ensinamentos de Jesus, que foi infinitamente mais pacífico e revolucionário que Gandhi. De acordo com o que vejo na maioria esmagadora das igrejas, você tem que ir à igreja todo domingo, você tem que dar o dízimo, você não pode ser gay, você não pode usar camisinha (?!?!?!) etc., mas você não precisa dar um pão àquele mendigo que está ali morrendo de fome que muitas vezes só está bebendo para fugir daquela realidade insuportável à qual ele está preso.

E, para terminar, alguns versículos que devem sempre ser considerados:

Mateus - Capítulo 7 

1. Não julgueis, para que não sejais julgados.   
2.  Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
3. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?  
4. Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5. Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.  

5 comentários:

  1. Ju. Já conheci milhares de pessoas assim, como a senhora que você citou. Infelizmente a hipocrisia existe, a sociedade parece gritar: "FAÇA OQUE EU DIGO E NÃO FAÇA OQUE EU FAÇO" aff, francamente. Como você diz no titulo: Que tipo de irmãos estamos sendo para Jesus?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jú, gostei muito do seu texto e realmente concordo com vc, mas eu vou ser verdadeira. Realmente eu não vim aqui para isso, mas sim porque eu queria sua ajuda. Eu me acho muito boa no colégio e resolvi, deixar o meu blog como TAMBÉM, blog escolar. Mas lembro que não vou mudar o tema do meu blog para "blog escolar", mas eu gostaria muito de poder postar exercícios, provas, textos e explicações de todas as matérias escolares, que EU estudo. Estou fazendo isso, tentando ajudar à crianças de minha idade.Lembro também que meu blog não vai, (só porque também será um blog escolar) um blog chato. Enfim vim aqui para pedir que vc votasse, lá em baaaixo do meu blog na enquete que pede a opnião das menninas. Obrigada Carol.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Ju. É necessária, na minha (humilde)opinião que os ensinamentos de Jesus sejam "traduzidos" e descomplicados para a linguagem do nosso tempo. Como você disse, muita coisa nas escrituras são ensinadas conforme a conveniência para cada religião.

    As pessoas não vão atrás do conhecimento. Recebem do jeito que interessa a quem o está ensinando e acabam olhando para o céu para rezar ignorando o irmão necessitado de ajuda ao seu lado. Talvez as pessoas façam isso inconscientemente... talvez porque não entenderam direito o que Jesus quis deixar como mensagem!

    A única coisa que eu não concordo com você é sobre o uso da camisinha (okay, joguem as pedras), mas eu acho que o sexo não é algo para ser feito apenas para dar prazer. Deve ser feito entre pessoas que se amam, pretendem passar pelo menos o resto da vida juntos e pretendam ter filhos (sei que os anos me farão mudar de ideia, mas essa é a minha opinião no momento) :)

    Bejins;

    ResponderExcluir
  4. só não esqueça que cristão não é sinonimo de católico...
    para ser cristão vc nem precisa seguir aquilo que chamamos de "religião" e existem outras religiões cristãs como os evangélicos, os espíritas, os mórmons, os umbandistas, etc...

    lembrando que os ensinamentos de Jesus podem ser resumidos na seguinte passagem: "amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". nesse ensimento reside a indulgencia, a benevolencia, o perdão e tantas outras virtudes que não condizem com nenhum tipo de preconceito ou hipocrisia.

    ResponderExcluir
  5. Carol bp: pode deixar que depois eu passo no seu blog! É que agora eu tô meio cheia de coisas para ler (faculdade...) e tô realmente sem tempo para passar em todos os blogs que eu gostaria de poder passar. Se por acaso eu esquecer, me lembra!

    Freak Girl: às vezes eu só acho que as pessoas acreditam em Deus e seguem seus ensinamentos por medo de ir para o inferno... E quanto à camisinha: entendo mesmo a sua opinião, mas acho que cada um deve ser livre para o sexo como quiser... E acho que na religião o assunto do amor relacionado à camisinha não é colocado em voga. Não é tipo: vocês só podem fazer sexo se amar a outra pessoa, é algo mais: você só pode fazer sexo depois do casamento. E a camisinha é abominada em qualquer circunstância (por favor, me corrijam se eu estiver errada), você sendo casado ou não, amando ou não o seu parceiro sexual. Acho que chegar na África, um continente onde a Aids é extremamente disseminada, e dizer que Deus não vai se agradar se você usar camisinha... Sei lá, isso pra mim é quase imoral!

    Carol: obrigada pelos toques ;)

    beijão, people!

    ResponderExcluir