quinta-feira, 3 de março de 2011

Pra quê faculdade?

O meu avô materno é um homem bem simples, que viveu na roça por toda a sua vida. Uma das frases que ele disse uma vez pra minha mãe e me marcou profundamente foi "Pra quê faculdade se não sabe...?". Ok, confesso que não lembro como a frase terminava, porque eu e a minha mãe já criamos tantas versões diferentes pra esse finalzinho que não lembro qual era o original. Anyway. As versões da minha mãe incluem coisas tipo: "Pra quê faculdade se não sabe nem cozinhar um arroz? Pra quê faculdade se não sabe nem ligar pra algum lugar pra encomendar alguma coisa? Pra quê faculdade se não sabe nem ir ao banco fazer o depósito desses livros que você compra pela internet?" e por aí vai. O "Pra quê faculdade...?" já virou uma espécie de piada interna nossa.

A questão que pretendo levantar aqui hoje não é sobre o "Pra quê faculdade...?", porque acho que todos temos uma noção da importância de um curso de ensino superior hoje em dia. Não. A minha questão é como as pessoas conseguem ser tão ignorantes estando na faculdade. E não me refiro a falar "seje" ou "menas" ou "nós foi". Como vemos em matérias de linguística, o "erro" gramatical deve ser posto entre muitas aspas e, o que a gente chama de erro, os linguistas chamam de inadequação. Não, eu quero falar sobre outra coisa.

Pra quê faculdade se você discrimina os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e afins?
Pra quê faculdade se você discrimina quem estuda em colégio público?
Pra quê faculdade se você discrimina negros, índios e estrangeiros que não sejam europeus ou estadunidenses?
Pra quê faculdade se você se acha bom demais para dizer um "bom dia" para o motorista do ônibus, para o cobrador, para o pessoal da limpeza, para o ascensorista, para os vendedores, etc.?
Pra quê faculdade se você faz tudo isso? Por que, se você tem essas atitudes, acaba mostrando que tem uma ignorância que não vai ser tirada nem em 10 anos de faculdade de medicina na UFRJ.

9 comentários:

  1. Nossa, Ju. Voce tem razão.
    Eu nunca tinha pensado dessa forma. Bem, eu não sou um exemplo de pessoa quanto a faculdade tendo eu vista que eu larguei a minha e não pretendo voltar tão cedo ahsuahushausa Mas pelo menos eu sei dessas coisas que não são ensinadas em sala de aula. Sem querer desmerecer a faculdade (que eu considero importante), mas essas lições da vida são mais importantes e menos valorizadas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. E super lembrei dos peruanos da sua aula de inglês, na parte dos estrangeiros xD

    ResponderExcluir
  3. Concordo completamente! Acho que antes das pessoas fazerem faculdade, para se tornar profissionais, elas tem que se tornar humanas. Viver um pouquinho, aprender lições, lidar com diferenças, enfim, aprender a viver. Do que adianta ser inteligente e arrogante?

    ResponderExcluir
  4. Tem meme pra você lá no meu blog, Ju. =)
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Nossa,com esse texto...tive que voltar a comentar aqui! Ian back in action!
    Novamente, ótimo texto Ju!

    Olha Ju...vou te dizer...a ignorância mencionada na penúltima linha de seu texto deveria ser entre aspas: "ignorância". Isso porque o "buraco dessa questão é muito mais embaixo".

    Ética e educação, talvez sejam as palavras-chave ocultas do texto. A alma da crítica do "Pra quê faculdade?". Mas voltando ao caso da "ignorância"...infelizmente a inteligencia não é exclusivamente uma característica de pessoas de bom coração, pessoas no mínimo educadas.

    Pelo contrário, a inteligencia as vezes está presente em preconceituosos, racistas e mal-educados. Pessoas essas que passam pela faculdade com sucesso, não reprovam nada ou quase nada, e conquistam um bom emprego. No entanto, para essas pessoas, a palavra-chave do "Pra quê faculdade?" não é a educação e nem a ética de se tornar um profissional que busca se preocupar e melhorar a sociedade ao seu redor. A palavra-chave dessa pessoa do "Pra quê faculdade?" é Ambição. É Poder. É Dinheiro. Pessoas individualistas que fazem o que for necessário para chegar ao topo, custe o que custar.

    Ser super bem sucedido na vida e ter esse último perfil mencionado?
    Prefiro ser pobre e ignorante, basta-me a educação e a ética.

    ResponderExcluir
  6. Cosabella: Linda, que saudades de você aqui no meu blog!!! E você largou a faculdade porque não gostava do curso, não da ideia de fazer faculdade! Ainda espero te ver na faculdade de filosofia, hein!

    Tüppÿ: saudades dos seus comentários também, Senhorita Darth Vader! E nesse período nem tem nenhum peruano na minha aula de inglês... Infelizmente. O Elvis era TÃO legal e fofinho rsrsrs

    Anna: também concordo com você. Se tornar humano antes de se tornar profissional, PERFEITOO!

    Vivi: muchas gracias!! Te marquei também num meme há uns dois posts atrás =D

    Ian: CARA, QUANTO TEMPOOOOOOOOO! E suuuuper concordo com tudo o que você disse =D

    Anônimo: obrigada!!!

    beeeijos

    ResponderExcluir