terça-feira, 15 de março de 2011

E cadê a educação?

Eu recebi o seguinte comentário no meu post mPb?

Anônimo disse...

"Você é uma idiotinha sabia, você como brasileira não deveria falar assim da musica do seu país e sim aprender a ouvir e a gostar, você não gosta de Chico Buarque? Caetano Veloso? você não merece nem ser brasileira, desculpa, mas isso é muito pra minha cabeça, sugiro que em vez de colocar suas porcarias na internet, vá ler um livro pra se tornar mais intelectual e suficientemente inteligente pra falar e julgar o melhor estilo de musica que o brasil tem. Assim que você superar qualquer um que você citou vc fala o q quiser. Agora tenha o MINIMO de bom senso e guarda só pra você seus pensamentos, nao difame seu pais, por pessoas como voce que o Brasil nao é levado a sério."

Depois do choque inicial devido à falta de respeito (não chamo NINGUÉM de "idiotinha" e não aceito ser tratada dessa forma), consegui elaborar uma resposta.

Caro anônimo,


eu não gosto de mpb não por ser música brasileira, mas porque as letras e o ritmo não me agradam. Eu adoro Pitty, Cazuza, Legião Urbana, Ultraje a Rigor... Tudo banda brasileira. Eu não tenho a obrigação de gostar de alguma coisa só porque é brasileiro e porque eu também sou brasileira. Você gosta de Calypso? De Bonde do Tigrão? Porque eles também são brasileiros.

E quem não gosta de Beatles não tem o direito de ser inglês? E quem não gosta de Bruce Springsteen não tem o direito de ser estadunidense? Quem não gosta de fado não tem o direito de ser português? Todo mundo tem o direito de ser gostar ou não gostar do que quiser, independente do país onde nasceu.

E para sua informação, antes de começar a postar aqui, eu já tinha lido mais de 200 livros e já estou chegando perto dos 300 (não que quantidade signifique alguma coisa, mas já que você tá falando que eu tenho que ler mais, né...). Além disso, faço faculdade de Letras na PUC-Rio.

Não estou difamando o Brasil. Só estou expondo a minha opinião. Eu adoro bandas brasileiras, boa parte dos meus escritores preferidos, como Luís Fernando Veríssimo, Clarice Lispector e Martha Medeiros, é brasileira (e se você disser que Clarice não entra na lista porque é ucraniana eu desisto de você...). Não é porque eu não gosto de um tipo de música que eu não amo o meu país. Temos que parar de bater palma pra uma coisa X ou Y só porque essa coisa é feita no Brasil. Vamos exaltar o que é bom, criticar o que é ruim, mas SEMPRE COM RESPEITO, que é o que DEFINITVAMENTE faltou no seu comentário.

E, cara, isso aqui é o MEU blog, eu tenho direito de falar O QUE EU QUISER aqui. Se meus leitores vão concordar ou não é outra história. E todos têm o direito de discordar sim, mas, repito, COM RESPEITO. Se eu te ofendi com o texto, peço desculpas, mas não acho que tenha ofendido ninguém como pessoa, talvez apenas como músico. Se você quiser criticar o modo como eu escrevo, se você quiser corrigir a minha pontuação ou acentuação (praticamente inexistentes no seu comentário...), sinta-se à vontade. Mas NÃO me chame de idiotinha ou diga que eu não tenho o direito de ser brasileira; isso ofende e machuca.

Para encerrar, já que você disse que eu deveria me tornar mais intelectual, eu gostaria de citar aqui duas frases de dois nomes importantíssimos do mundo intelectual: Friedrich Nietzsche, filósofo, e Ferdinand de Saussure, considerado o pai da linguística (será que isso é intelectual o suficiente para você?). A do Nietzsche é que "não existem fatos, apenas interpretações". Ou seja, todo o seu comentário, dito com a convicção de um fato, nada passa de uma interpretação (assim como o meu próprio texto). A de Saussure é que "bem longe de dizer que o objeto precede o ponto de vista, diríamos que é o ponto de vista que cria o objeto". Isto é: a música popular brasileira, assim como qualquer outro objeto que queira se colocar em questão, não é boa ou ruim a priori. A sua interpretação que vai dizer se, pra você, ela vai ser agradável ou não.

Passar bem.

9 comentários:

  1. É isso mesmo, Ju. Tem gente que critica sem entender o seu ponto de vista. Grandes pessoas essas, não é? tsc. Bela resposta!

    ResponderExcluir
  2. Jú, estou totalmente de acordo com vc.Parabéns.Na sua resposta, vc conseguiu responder claramente a crítica do anônimo, mas o mais importante: de uma forma muito educada.Meu nome é Carolina tenho 12 anos e visitei seu blog, pois vi na revista Atrevida o seu texto: E se eu não morresse amanhã.Ha, e aproveito o espaço para dizer que você está de parabéns com seu texto perfeito na revista. Com certeza pessoas como você fazem SIM o Brasil ser levado á sério.Porque este cara não tem o direito de querer mandar na opnião dos outros. Cada um tem sua forma de pensar. E quer saber de uma coisa? Eu também NÃO GOSTO NEM UM POUCO DE MPB!Peço somente 2 coisas à vc: que me fale se esse cara respondeu a sua MARAVILHOSA resposta e que entre como seguidora no meu blog cbpgcarol.blogspot.com tá?E mais uma vez parabéns seu blog é lindo e possui um ótimo conteúdo! Eu também queria pedir sua permição para indicar seu blog aos meus leitores.

    ResponderExcluir
  3. É isso que eu falo na maior parte do meus textos.
    Sobre a falsa liberdade que temos, muito provavelmente não só no Brasil como no mundo todo.

    Somos obrigados a gostar de algo porque todo mundo gosta (??) Tenho certeza que você lembra do meu 1º post Ju, Ser Diferente, onde eu falo que não gosto e futebol, cerveja e futebol... Acho que essa falta de respeito que você enfrentou aqui é a mesma que enfrente todo dia quem tem uma opinião diferente da maioria.

    Não podemos parar! As pessoas tem que entender que somos todos diferentes, mas merecemos ser respeitado do mesmo jeito!
    Bjins;

    http://alittlefreak.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O único comentário que resume bem o que pode-se dizer da sua resposta deveria ser apenas uma palavra, explêndida se bem utilizada: AHAZÔ.

    ResponderExcluir
  5. Ri muito! Pois é, tem que rir pra não chorar!
    Aw, essas citações são muito familiares pra mim! HAHAHAHA!
    Saudades!
    Beijo,
    narradorapersonagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente resposta Ju! Não queria estar na pele do anônimo que, aliás, se tivesse o mínimo de coragem teria colocado pelo menos o primeiro nome no comentário. Covardia, acredito ser a palavra que define esse tipo de pessoa.
    Você mostrou, com muita educação e inteligência, ser uma pessoa forte e que não se deixa abalar com comentários maldosos. Parabéns Ju!!! *___* Beijão!

    ResponderExcluir
  7. HUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUHSA Obrigada pelos elogios, gente!

    Carol:bp : já fui lá no seu blog e já estou seguindo =) E pode indicar meu blog pros seus leitores sim, eu fico super lisonjeada! Infelizmente, não recebi uma resposta do anônimo...

    Freak Girl: "As pessoas tem que entender que somos todos diferentes, mas merecemos ser respeitado do mesmo jeito!" DISSE TUDOO!

    Lara: asuhsauhauha obrigada! E não sabia que vc lia meu blog, obrigada por visitar!

    Autora: é, vc vai se familiarizar mais ainda com Saussure agora na faculdade de Letras!! Saudades também!

    Thaís: obrigada! Não é que eu não me deixo abalar (eu me abalo sim... sou pisciana e extremamente sensível suahsuashua), mas também não posso simplesmente deixar que me xinguem sem dar uma resposta educada em troca.

    Beijão a todos (menos ao anônimo haushsuahsuahus)

    ResponderExcluir
  8. Rusty by Scooby 53?
    Rush?
    Berlin?
    D Jacke 29?
    They got a Chersco?
    With a Sculls?
    They got a Crea Crea.
    And they got Begulen with Doves?
    He- He- Heatu?
    So says Duke.

    ResponderExcluir