terça-feira, 9 de novembro de 2010

Scarlett O'Hara

Às vezes, quando a Baby Blue (meu heterônimo deprimido) decide vir à tona, a Ferds (meu heterônimo feliz) tenta se manter no lugar. O problema é que, apesar de querer que a Ferds domine o tempo todo, quando a BB assume eu tenho que fazer um esforço hercúleo para sentir vontade de fazer qualquer coisa – inclusive para querer que a Ferds volte.


Eu queria ser como a Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) – se por acaso você não sabe quem ela é, é a personagem principal de “... E o vento levou” (se você não teve oportunidade ou paciência de ver o filme, eu sugiro que procure ver, pelo menos a nível cultural). Enfim. Tem uma cena, a mais marcante depois do beijo entre ela e o Rhett Butler (Clark Gable), em que Scarlett, que está sofrendo a perda na guerra civil americana, diz: “Deus é testemunha de que nunca mais passarei fome”. Com uma enxada na mão (ela tá trabalhando na lavoura de algodão) e um olhar firme, Scarlett está simplesmente demais e super inspiradora.

Ainda sobre “... E o vento Levou”, tem uma música do novo cd da Hole, o “Nobody’s Daughter”, chamada “Never go hungry again” que eu creio que tenha sido inspirada no filme: “And I don’t care what it takes, my friend / I will never go hungry, go hungry again / And I don’t care what I have to pretend / I will never go hungry, go hungry again”. Sempre que eu escuto essa música, me dá muita vontade de olhar decididamente dentro dos meus olhos no espelho e dizer: “Eu me recuso a ficar deprimida!!” – se bem que dá vontade de falar qualquer frase dessa forma: “Eu vou conseguir conquistar o Felipe Neto!” “Eu vou ser uma escritora que nem a Clarice Lispector!!” “Eu vou virar a noite estudando!” Sei lá, às vezes força de vontade não é suficiente para realizar as coisas... O maior exemplo que eu vejo disso é cozinhar. Quando minha mãe ainda tava na casa da minha avó, eu fui tentar fazer um arroz, que ficou a coisa mais feiosa que eu já vi na vida. Meu pai disse que eu tinha que ter “boa vontade” pra fazer a comida. Nesse caso, nem toda a boa vontade do mundo seria capaz de fazer com que meu arroz ficasse bom, já que eu não sabia como fazer o arroz. Eu posso ter boa vontade para sentar e decidir: não, agora eu vou aprender a fazer o melhor arroz da minha vida! Entenderam a diferença?

Tudo isso pra dizer que eu vou tentar dar uma de Scarlett quando a BB aparecer. Eu tenho que arranjar um modo de manter esse heterônimo afastado de mim...

3 comentários:

  1. Todo mundo tem uma BB, não adianta, mas a Ferds vai ser sempre mais bem-vinda. Só que, às vezes, é realmente necessário um maior esforço pra convencê-la a voltar.
    A vida é feita desses altos e baixo. Seria sem graça se não tivéssemos que buscar ou melhorar algo. É bom demais experimentar uma felicidade estoteante depois de algum desgosto, afinal, se não fosse pela dor não teríamos a noção do que é o alívio.
    Muito bom o texto!
    (confesso que ainda não vi o filme, mas vontade não me falta, só tenho que lembrar. rs)

    ResponderExcluir
  2. Um clássico! E Scarlett é realmente uma personagem marcante e inspiradora! Não me surpreende que tenham muitas mulheres que queiram se inspirar nela. Acho que é pelo fato de ela ser inteligente e ainda bonita haha
    Sempre temos nosso momento de tristeza, ah isso é supernormal. Eu mesma hoje estou com uma preguiça insuportável, tá um calor aqui em São Paulo, mesmo todo mundo odiando as chuvas que nos visitam constantemente, eu amo chuva! E estou desejando ansiosamente por ela. Mas isso não é desculpa pra minha preguiça (em parte). Enfim, preciso de muito ânimo pra fazer minhas coisas e às vezes eu não encontro nenhum.vIsso me deixa ainda mais frustada. Sou distraída, mas ainda tento resolver esse meu problema. Não dá pra mudar tão radicalmente de um dia pro outro, mas é o meu desejo de fazer mais o que eu preciso fazer, de fazer melhor. De tipo, estudar muito! Por enquanto estou procurando maneiras de mudar, e vou assim gradualmente.
    Ok, esse foi o comentário mais longo da história! Mas tava com saudade de comentar aqui haha Sorry, é que eu adoro falar. No caso, escrever.
    Ótima semana, beijos!
    narradorapersonagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo elogio, Viviane! E sim, você tem que ver esse filme rsrsrsrs

    Ahn, autora, não tenho problemas quanto a comentários enormes, pelo contrário, adoro-os! Fale bastante sempre que tiver vontade de falar!

    Bom fim de semana!
    bjsbjs

    ResponderExcluir