terça-feira, 23 de novembro de 2010

Clarice é superestimada...

"Então, nascida do ventre, de novo subiu, implorante, em onda vagarosa a vontade de matar."

"A fêmea rejeitada espiritualizara-se na grande esperança."

"Onde aprender a odiar para não morrer de amor?"

"Recomeçou então a andar, agora apequenada, dura, os punhos de novo fortificados nos bolsos, a assassina incógnita, e tudo estava preso no seu peito. No peito que só sabia resignar-se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter a doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar."

Clarice Lispector em "O búfalo" (conto de "Laços de Família").


Às vezes eu acho que Clarice Lispector é meio superestimada.

(Pausa para ouvir reclamações dos leitores furiosos, que acham que ela é genial e nem um pouco superestimada.)

Eu não acho que ela seja superestimada por mim. Clarice me entende perfeitamente, ela traduz o que eu não sei pôr em palavras. Clarice é a essência do meu "dark side". A minha crítica é que TODO MUNDO ama Clarice. Pessoas de Letras e de outras áreas. Amantes da leitura e pessoas que nunca pegaram num livro "tomam sua dose diária de Clarice Lispector" no Facebook. Todo mundo tem frases de Clarice no perfil do Orkut e no nick do MSN. Nunca leram nenhum livro porém. Não sabem o que é "A hora da estrela" ou "A paixão segundo GH". Na verdade, acho que a maioria das pessoas não teria identificação suficiente com Clarice para CONSEGUIR ler seus livros.

Mas e se as pessoas lêem e gostam de Clarice por causa de uma identificação?

Então, essas pessoas não podem me chamar de louca, psicopata, paranóica e outros adjetivos que questionam minha sanidade mental. Então, todo mundo tem um "dark side". Então, isso só prova que eu sou humana.

3 comentários:

  1. Aaaah
    eu tenho uma citação da Clarice no meu orkut. Alias, tenho duas AUSHUAHSUHAUSHUAHSA
    nao me senti ofendida nem nada, ta? só achei engraçado. Realmente as pessoas AMAM Clarice sem nem sequer conhecer as obras. E isso nao acontece só com ela naaaao. É com tudo que é bom. Maldita superficialidade e falsos cult AHUSHAUHSUAHSUHA

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom que você não se sentiu ofendida :)
    (eu fiquei com mó medo de ofender pessoas legais com esse texto...)

    Maldita superficialidade e falsos cult [2]
    husahushauhsua

    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Hahaha

    Of course you are human, my dear.

    ResponderExcluir