quarta-feira, 6 de outubro de 2010

I s2 coisas ruins

Eu tenho que confessar que já estava adiando esse post há muuuuito tempo, mas de hoje não consegui escapar. Conversando com amigos, descobri que sou provavelmente a única pessoa da face da Terra que gostou da versão cinematográfica de 2009 para a obra de Oscar Wilde “O retrato de Dorian Gray” (e que excelente escolha de ator, hein!). Todas as pessoas com quem conversei acharam bem ruim, apesar de ter sido fiel ao livro. Mas eu assumi e assumo (e é aqui que quero chegar no post de hoje): eu gosto de coisas ruins, e daí?

Sou um pouco rechaçada na faculdade por gostar de literatura de massa e de best sellers. No entanto, não ligo tanto para esse tipo de opinião: é meu gosto, vou fazer o quê? Amo Clarice, amo Machado, amo Álvares de Azevedo e acho “O Cortiço” genial, assim como “Memórias de um sargento de milícias”. Mas amo qualquer romance mulherzinha que você colocar na minha frente, apesar de saber que a história é sempre a mesma, que não existem discussões profundas ali e que provavelmente aquela obra só está sendo escrita para enriquecer o autor. Mas, mesmo sabendo de tudo isso, inexplicavelmente eu gosto.

Conversando com a Bella ainda hoje, ela me disse que tinha um RPG que ela achava que era horrível, que, desde a jogabilidade até os atores mokaps (os carinhas que ficam com aquelas roupinhas cheias de bolinhas que se movimentam para criar os movimentos do personagem), tudo era muito ruim. Mas, mesmo assim, ela gostava muito! E é exatamente isso que eu sinto com várias coisas! Eu tenho – e agora vão chover críticas nos comentários – 2 músicas do Restart no meu mp3 (a versão deles pra “Menina Veneno”, que eu até achei que ficou razoável, e “Ao teu lado”, uma música que entrou totalmente por osmose na minha cabeça nas férias e que eu acabei gostando depois de escutar aquela introdução superfeliz umas 500 vezes). Mas aí eu quero que vocês vejam a diferença. Como disse o Felipe Neto num vídeo que não lembro agora qual é, o problema não é gostar de Crepúsculo, Justin Bieber, bandas coloridas, etc. etc. etc... O problema é não ter nenhuma consciência crítica, não reconhecer os defeitos existentes nos ídolos, achar que essas são as melhores coisas do mundo e ficar irritado com quem discorda disso. Eu gosto de Courtney Love e Mallu Magalhães, mas sei que nem todo mundo consegue gostar, sei que a Courtney desafina de vez em sempre, que as músicas dela não são necessariamente boas... Sei que as músicas da Mallu são meio todas iguais, que a voz dela irrita às vezes, que as letras dela são meio sem pé nem cabeça (“So if you come over, I will say Tchubaruba...” WTF?). Mas adoro ambas. A Courtney é provavelmente minha cantora favorita. Nem por isso a defendo com unhas e dentes.

Moral da história: goste de coisas ruins, sim, mas com consciência crítica!

4 comentários:

  1. Também acho. Não entendo porque algumas pessoas tem medo de falar que gostam de algumas coisas, só porque todo mundo resolveu falar que isso é ruim. Viva a diferença... até de gostos musicais e literários.

    ps: Mas bem que eu queria que Restart não tivesse sido inventado.

    ResponderExcluir
  2. "O problema é não ter nenhuma consciência crítica, não reconhecer os defeitos existentes nos ídolos, achar que essas são as melhores coisas do mundo e ficar irritado com quem discorda disso."

    Concordo plenamente!

    Cara, seja feliz! Seja livre!
    Goste do que é agradável (ou não, sei lá) a você... ninguém tem nada a ver com isso!
    Nós, muitas vezes, ouvimos e acabamos cantando músicas que insistimos em dizer que são ruins, toscas e tudo mais... mas ouvimos e cantamos!
    O Justin por exemplo, não é tão péssimo assim! Mas parece que é simplesmente legal falar que o cara canta mal, que é ridículo e talz... DEIXA O CARA GENTE! hauhausa
    Não concordo com extremismos, gente que chora, que esperneia, que morreriam (ou pelo menos mentem falando que sim) por seus ídolos... isso sim é ridículo, bizarro, tosco entre outros rsrs

    Mas se vc curte (sem extremismos, é claro) qual o problema não é?!
    Como disse minha prima Katy...
    "Viva a diferença" amadaaa!
    \o/

    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Hhuahuahua, sinto que a Paula teve algo a ver com esse post xD
    Um dia eu pretendo ver esse filme. Mesmo que seja podre, tem o Caspian E o Mr. Darcy! Não tem como ser um total desperdício xD

    ResponderExcluir
  4. Siim, viva a diferença!!
    Concordo que o Justin não é tão ruim. O cara é talentoso, mas não faz sentido essa obsessão que menininhas de onze anos têm por ele. Minha irmã escuta JB o dia inteiro!!! Escutar uma vez ou outra vai, seeeeempre não. Foi como a Karine disse: sem extremismos. Mas enfim, cada um é cada um.

    Paai, claro que a Paula teve a ver com isso. Até pensei em mencioná-la aqui, mas não quero revelar os podres dela, ficaria com vergonha alheia rsrsrsrss (BRINCADEIRA, PAULA!!)
    Eu achei demais esse filme!! E tem o Ben Barneeees!

    Beijos

    ResponderExcluir