terça-feira, 18 de maio de 2010

Garota Vodu

"Sua pele é de um claro tecido,
Todo costurado e refeito.
Muitos alfinetes coloridos
Despontam-lhe à altura do peito.

Olhos que giram como discos,
Ela possui dois belos pares.
Olhos de poderes hipnóticos:
Olhos de apaixonar os rapazes.

 Rapazes que coloca em transe,
Como verdadeiros zumbis.
É o caso de um zumbi francês
Que depois só dizia: "Oui, oui".

Mas também tem uma sina
Que jamais pode ser quebrada:
Se alguém dela se aproxima
Seu coração sente as espetadas."

Esse poema é do Tim Burton (siiiim, o diretor de "Alice" também escreve poemas!!) e está no livro "O triste fim do pequeno menino ostra". E aproveitando o tema Tim Burton...

Vi ontem pela 2a vez "Alice" e tenho que confessar que gostei mais do que da 1a vez que vi. Talvez seja porque acabei de ler os dois livros dela ("No País das Maravilhas" e "Através do Espelho") no domingo e consegui entender mais coisas. É bem difícil situar TweedleeDee e TweedleeDum, a Rainha Branca e Jabberwocky sem conhecer "Através do espelho" (e se alguém souber onde fica o Bandersnatch nos livros, por favor, me avisa!!!).

Enfim, não quero fazer uma análise do filme aqui - já vou ter que fazer isso amanhã na aula de Formação do Leitor. Quero apenas deixar umas coisas interessantes que aprendi com o filme:

* Absolem falando para Alice: "Lágrimas nunca resolveram nada."

* Alice, ao ver Jabberwocky, exclama: "É impossível", achando que não ia conseguir vencer a criatura. O Chapeleiro então responde: "Só é impossível se você acreditar que é".

* Alice tem vários amigos. Mas tem que enfrentar o Jabberwocky sozinha - assim como nós ao enfrentarmos nossos problemas.

* Alice para a mãe de Hamish: "Às vezes eu consigo pensar em seis coisas impossíveis antes do café da manhã!". Pensando nisso, tentei imaginar 6 coisas absurdas do nosso mundo, mas que são realidade.
  1 - Como, ao discar 8 algarismos num aparelhinho que cabe no seu bolso, você pode falar com qualquer pessoa do mundo? Pra mim isso é uma impossibilidade que virou realidade!
  2 - Como seres tão diferentes, como chiuauas, dobermans e pugs fazem parte de uma mesma espécie? É impossível! Um dálmata parece mais uma vaca que um poodle!!
  3 - Como seres nojentinhos como lagartas viram lindas borboletas depois? Im-pos-sí-vel!
  4 - É impossível na minha cabeça que pessoas consigam fazer sucesso cantando músicas com uma palavra só - tais como "Rebolation" e "Créu".
  5 - A DERCY MORREU!!!!

E, por último, o que parece impossível agora mas eu não acredito (mais) que seja:
 
  6 - Eu posso ser feliz!

2 comentários:

  1. ótimas observações!
    e se vc tiver esse livro "através do espelho" me empresta?
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Sweety, já viu a propaganda da Adidas (se não é dessa, é da Nike rs) "Impossible is nothing" ?!
    Eu gostaria de poder pensar em 6 coisas impossíveis antes do café, mas não consigo isso nem ao longo de um dia inteiro, pq se vc parar pra pensar meeesmo, hoje em dia nada é impossível! Pode ser complicado, improvável, mas impossível virou ultrapassado. Portaaanto, TODOS podemos ser felizes, basta acreditar! ;D

    Aah, eu to na fila pros livros, ok! haha
    Beeijo

    ResponderExcluir