terça-feira, 11 de maio de 2010

Quando estiver no fundo do poço...

A maioria de vocês, meus leitores, sabe que eu estive na fossa há pouco tempo. Não estou mais, estou feliz, contente e saltitante. Mas acabei tendo algumas reflexões sobre um lugar que eu conheci e que talvez vocês já tenham conhecido ou venham a conhecer: o fundo do poço.
Não é um lugar agradável. Quando ali nos encontramos, parece que não há mais saída. Que a gente vai ficar ali pra sempre e nada vai nos tirar de lá. Mas eu descobri que sempre - ou em 99,9% dos casos - há uma escada ali, mesmo que não consigamos vê-la no início.
Temos que subir essa escada devagar, degrau por degrau, sem pressa de querer sair logo dali. Até mesmo porque a escada provavelmente será bem frágil no início. O estado da escada corresponde ao estado da nossa alma. Logo, no início, a escada provavelmente estará em frangalhos. E talvez você caia e, de novo, chegue ao fundo do poço. Mas nunca desanime. Volte a subir. Algum dia, você notará que a escada de corda se transformou numa escada de madeira e, depois, você verá ela se transformando numa escada de alumínio.
Até que, num belo dia, você vai chegar lá em cima. Vai sair do poço. Vai olhar lá pra baixo e ficar admirado com a profundidade do poço. Vai pensar consigo mesmo: "Caraca! Eu passei por tudo isso... Eu sou demais!!!" E essa constatação é uma das melhores que tem.
Aí você me pergunta: "É óbvio que esse texto é metafórico, Ju. O quê/quem é a escada?". Simples: seus amigos, sua autoestima, sua capacidade de se manter ocupado - porque, numa situação dessas, você PRECISA se distrair - e, extremamente importante, um pote de Haagen Dazs!

beijosss
Ju

Um comentário: